logo RCN

Educação ambiental da Usina Machadinho realiza a atividade 'Salva-vidas de peixes'

Alunos aprenderam sobre a importância do período Defeso da Piracema para o meio ambiente

O Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Machadinho oportunizou para duas turmas da escola socioambiental a oficina "Salva-vidas de peixes". A atividade tem como objetivo repassar informações sobre a Piracema aos alunos, destacando a importância de respeitar a época de defeso da piracema para que ocorra o equilíbrio ecológico. 

          A época da Piracema é quando os peixes sobem rio acima para a desova, por isso do dia 1 º outubro à 31 de janeiro é proibida a pesca no rio Uruguai. A piracema é essencial para a preservação das espécies dos rios e lagos, principalmente no rio Uruguai onde foi identificado a presença de espécies migratórias ameaçadas de extinção, como o Dourado e o Suruvi.        

          Os alunos receberam informações sobre a piracema e o que fica proibido nesta época, bem como atividades lúdicas com materiais recicláveis. Por fim, receberam uma carteirinha de "salva-vidas de peixes", que contribuirá par que eles repassem para suas famílias e amigos a importância de respeitar a época da Piracema. Os alunos da escola M.E. Infantil e Ens. Fundamental Gildo Begnini, de Maximiliano de Almeida, também receberam a atividade, ambas por serem as escolas mais próximas ao ponto de desova dos peixes.

As atividades de Educação Ambiental da Usina Machadinho são disponibilizadas para toda a comunidade lindeira, desde crianças até idosos, incluindo os agricultores, e todas as instituições interessadas. Para saber mais sobre as atividades de Educação Ambiental acesse www.machadinho.com.br.

 

Andressa Reina
Assessora de Imprensa

 

 

Ligeirinho Anterior

Ligeirinho

VOLTANDO NO TEMPO Próximo

VOLTANDO NO TEMPO

Deixe seu comentário