logo RCN

ENCONTRO DA MULHER IPIRENSE LOTA CLUBE ALIANÇA

Dia Internacional da Mulher

O Clube Aliança, palco do espetáculo ficou completamente tomado. Muitas mulheres, loiras, morenas, altas, baixas, magras, gordinhas, distintas na aparência, mas idênticas no ideal. Comemorar um dia dedicado inteiramente a elas.

Quase vinte clubes de mães do município, todos vestidos com uma camiseta rosa, destacando a delicadeza da mulher deram um colorido especial ao 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher. A programação iniciou pela manhã e seguiu até o fim da tarde. Nem mesmo o calor intenso foi fator de desânimo ou que serviu para afugentá-las. Aproximadamente 1.200 mulheres ajudaram a suplantar a média de público em anos anteriores (mil). Autoridades como o secretário de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Valmor Fiametti, prefeito de Concórdia, João Girardi, deputado estadual Reno Caramori, vice-prefeita de Peritiba, Neusa Maraschin, entre outros, deram um brilho especial prestigiando esta que foi a 16º edição do evento, que segundo informações do departamento de Cultura, iniciou em 1994. A decoração do local deu um toque especial ao cenário.

Pela parte da manhã autoridades se pronunciaram. Em seguida foi celebrado um momento religioso conduzido pelo pastor Valdemar Viter. Em suas palavras o prefeito Francisco Aguiar destacou as diversas jornadas que a mulher executa. “A mulher deve buscar cada vez mais seu espaço em todos os seus segmentos, e fez uma alusão às dificuldades por quais elas passam no dia-a-dia”, destaca. Em Ipira, a coordenação do evento, além do apoio da Prefeitura, esteve a cargo da Associação de Mulheres Ipirenses (AMI).

Conforme a presidente, Mari Lúcia Dal Prá, é uma alegria imensa reunir todas as mulheres para comemoração de um dia dedicado a todas elas. Em seu pronunciamento, destacou o surgimento do Dia Internacional da Mulher e enalteceu a criação de uma lei de proteção às mulheres. “A criação da Lei Maria da Penha venha a ser uma aliada no direito das mulheres. É inconcebível que uma mulher apanhe. Ninguém gosta de apanhar”, comenta. Em seguida as apresentações dos clubes de mães completaram as atividades matutinas, que prosseguiu à tarde. Ao final das apresentações deu início ao show do humorista Wilmutt, que por quase duras horas, entreteve e divertiu os presentes. Todos os clubes de mães receberam prêmio de participação. Os três primeiros vencedores em ordem decrescente foram: Filadélfia, Capelinha e Morro.

  

Saiba Mais:

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma homenagem a um episodio trágico que aconteceu nos Estados Unidos. Em 1857, mulheres de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque se rebelaram contra suas condições de trabalho. Foi a primeira vez que as mulheres se uniram para reivindicar melhorias. Mas a rebelião foi contida de forma violenta, culminando com a morte de 129 tecelãs, que morreram carbonizadas dentro da fabrica. Em 1910 surgiu a ideia de se criar uma data para homenagear essas operárias e marcar um dia de luta feminina. Em 1975 a Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. No Brasil, o direito ao voto só é reconhecido na Constituição de 1934. A primeira governadora eleita 60 anos depois.

De acordo com dados da Fundação Carlos Chagas, no período de 1981 a 1998, o crescimento das mulheres economicamente ativas no país foi de 111%, enquanto que o dos homens foi de 40%. Hoje, a parcela feminina representa 41% da população economicamente ativa, com 30 milhões de mulheres no mercado de trabalho. No setor educacional, a ascensão da mulher revela-se na presença de 57% em estudantes do 2° grau e ensino superior.

De acordo com a ONU, 25% das brasileiras são vítimas constantes de violência no lar. Em apenas 2% dos casos, o agressor é punido e, em cerca de 70%, esse agressor é o marido ou companheiro. Segundo o Ministério da Previdência Social, existem atualmente 9 milhões de donas-de-casa no Brasil. Ate mesmo cerca de 40 milhões de mulheres, que ocupam postos no mercado de trabalho, formal ou informal, acabam desempenhando atividades domesticas. Ou seja, no mundo contemporâneo ainda cabe, ao sexo feminino, a tarefa de cuidar do lar e da família.

Fonte: site Busca Feminina

 

 

Anterior

EXCELENTE NEGÓCIO

Próximo

ABERTURA OFICIAL DO DIA DE CAMPO COPERCAMPOS SERÁ NO DIA 10

Deixe seu comentário