logo RCN

ESCOLA SÃO CRISTÓVÃO

III SEMINÁRIO ?PELA REVITALIZAÇÃO DO RIO CAPINZAL?

       No dia 20 de março ocorreu o III Seminário Pela Revitalização do Rio Capinzal, marcando o início da Programação Ambiental de 2009 da escola.

O Seminário contou com a presença das palestrantes Gedalva Felipini e Rita Baratieri (UNOESC- Joaçaba), bem como, com a participação de Osvaldir Boaretto representando a Associação SOS Natureza.

O tema da palestra foi “Sistema Aquífero Guarani/Serra geral: Conhecendo para preservar com o objetivo de oportunizar o acesso a um conjunto de conhecimentos sobre o assunto, sensibilizando sobre a necessidade urgente de desenvolver práticas responsáveis do uso da água e a apresentação do trabalho desenvolvido até o momento pela SOS Natureza na nascente do Rio Capinzal e afluentes.

Marcaram presença no evento secretários e diretores Municipais, alguns vereadores, a supervisora de Educação Básica e Profissional da 7ª GERED, representantes de entidades, professores de escolas municipais e particulares, alunos da 8ª série e do Ensino Médio da Escola São Cristóvão. O evento se tornou tradicional nesta época, tendo em vista a passagem do Dia Internacional da Água.

A Escola há muito tempo trabalha nas causas ambientais, porém em função dos efeitos do aquecimento global no planeta, acredita que se faz necessário trabalhar não só com o aluno, mas ultrapassar os muros da escola, ir à família do educando, buscar a sociedade como parceira procurando resultados imediatos, em mudanças de hábitos e atitudes.

Nesta linha de pensamento a Escola possui um Programa Ambiental para 2009:

1ª ação - III Seminário – “Pela Revitalização do Rio Capinzal”

Dia - 20 de março

2ª ação - seminários internos na escola (realizados pelos próprios alunos para seus colegas)

Data - de 20 de março a 05 de junho de 2009.

3ª ação - Curso com professores sobre Educação Ambiental em abril e maio;

4ª ação - Trabalho Voluntário Formativo

- Quem? alunos da escola (8ª série e 1ª série do  ensino médio)

- Para quem? moradores do bairro onde a escola está inserida.

- Como? - distribuição de panfletos informativos a respeito de atitudes a serem desenvolvidas referentes a mudanças comportamentais nos atos de saneamento básico, buscando melhoria no desenvolvimento sustentável e educação ambiental.

- Questionário com perguntas sobre procedimentos realizados nas famílias sobre saneamento básico e questões relativas ao destino do lixo.

5ª ação – Levantamento de dados e estatística dos resultados colhidos na pesquisa de campo realizada pelos alunos.

6ª ação- Seminário Meio Ambiente – dia 05 de junho

Tema - “Gerenciamento familiar e local dos resíduos urbanos- reflexões sobre desenvolvimento sustentável e coleta seletiva de lixo .”

7ª ação - envio dos documentos a respeito das reflexões para o poder público municipal.

8ª ação - Projeto “Bosque Preservar o Futuro” -  transformar em bosque botânico

-cercar o espaço do bosque, colocar mesas e bancos no bosque, nominar as espécies e colocar placas de identificação, tombar o bosque. Este projeto  já recebeu a autorização do Prefeito para o cercamento e apoio de parceria da Empresa FAST, porém encontra-se tramitando na Câmara de Vereadores devido a parte legal.

9ª ação - trabalhar em parceria em todas as ações da Associação SOS Natureza.

Trabalhar com Educação Ambiental exige continuidade e persistência. É um trabalho sério que exige comprometimento, responsabilidade e envolvimento.

“A Terra não pertence ao homem, o homem é que a ela pertence. Todas as coisas estão interligadas, como os laços que unem uma família. O que acontecer com a Terra acontecerá conosco. O homem não teceu a teia da vida, ele é um fio da mesma. O que ele fizer para a Terra estará fazendo a si próprio.”

 

 

Anterior

ESCOLA SÓCIO-AMBIENTAL DE PIRATUBA:

Próximo

O ACORDO É UMA ALIANÇA, ISTO É, UM PACTO!

Deixe seu comentário