ETERNO DR. ANTONIO MALISKA SOBRINHO
SUA PARTIDA DEIXA UMA LACUNA NA SOCIEDADE DE CAPINZAL, OURO E REGIÃO
O Dr. Antonio Maliska Sobrinho nasceu em São Luiz Gonzaga (RS), em 15 de dezembro de 1924. Aos 12 anos de idade foi para o Seminário de Nossa Senhora da Salete, em Marcelino Ramos (RS), onde recebeu uma importante formação, que incluiu teologia, línguas, história e geografia, principalmente. Concluiu no Seminário o que hoje equivale a 3ª Série do 2º Grau e veio para o estado de Santa Catarina trabalhar como Guarda-Livro na empresa Pagnoncelli e Dall’Oglio. Casou em Herval d’Oeste em 10 de janeiro 1946 com Delfina Feltrin e, depois de uma rápida estada novamente no Rio Grande do Sul para trabalhar na empresa de seu pai, veio para Capinzal em 1951 para trabalhar nas Indústrias Reunidas Ouro S/A. Na sociedade capinzalense / ourense desempenhou diversas funções. Atuou na política com grande dinamismo, militando nas hostes da União Democrática Nacional (UDN), onde foi presidente e secretário do Partido, contribuindo decisivamente na redação dos textos políticos da sigla partidária. Foi o orador oficial do Clube Floresta em épocas que os dois clubes, Floresta e Ateneu, eram bastante frequentados.
Exerceu a nobre função de adjunto de Promotor e foi também vereador em Capinzal na 4ª Legislatura, em 1961, juntamente com expoentes políticos da sociedade capinzalense. Foi um dos articuladores e defensores da criação do Município do Ouro, tendo sido vereador na primeira legislatura, de 1964 a 1969, e o 2º Presidente da Câmara de Vereadores, sendo também consultor jurídico da Prefeitura do município de Ouro. Na área da educação foi professor e diretor da Escola Técnica de Comércio, transmitindo seus conhecimentos a um grande número de jovens das cidades coirmãs, Capinzal e Ouro. Gostava muito de ler, especialmente geografia, e “viajou” o mundo através da leitura. Arriscou-se, inclusive, a compor pequenas poesias, resultado de seu aprendizado no seminário. Demonstrou grande vontade de continuar aprendendo quando, aos 78 anos, em sala de aula com jovens, frequentou um curso para uso de computadores.
Seu espírito de luta e trabalho ficou demonstrado quando, mesmo com todas as ocupações profissionais e políticas e com os filhos ainda pequenos, decidiu estudar Direito em Passo Fundo, utilizando suas férias regulares profissionais para realizar as provas do Curso de Direito. Obteve o diploma de Bacharel em Direito em (17/12/1966), profissão que exerceu até os últimos dias de sua vida. Foram 44 anos de exercício da advocacia, atendendo indistintamente a sociedade capinzalense e ourense. Na comemoração dos 50 anos da Comarca de Capinzal foi homenageado por ser o mais antigo advogado atuante na Comarca. O Dr. Maliska foi um exemplo de luta, perseverança e de confiança na vida. Seu bom humor era contagiante, gostava de conversar e fazer amigos. Sua partida deixa uma grande lacuna no meio jurídico da região e é muito sentida pelos milhares de amigos que angariou durante seus 60 anos residindo em nosso meio.
Deixou quatro filhos: Noeli, Clovis, Cesar e Maristela, três netos, cinco netas, três bisnetos e duas bisnetas.
Uma homenagem das Famílias: Maliska e também da Azevedo, inclusive, dos laços de Amizade do sempre lembrado Dr. Antonio Maliska Sobrinho.
O inesquecível Dr. Antonio Maliska Sobrinho
* 15/12/1924
+ 27/01/2011
Recentemente completou 86 anos de idade.
Maliska na sua colação de grau em Bacharel em Direito.
Jubileu de Maliska como Bacharel em Direito.
Maliska no seu jubileu, juntamente com Luiz Henrique da Silveira e o empresário Benoni Viel.
Inauguração da Caixa Econômica Federal de Capinzal, realizada em 22/06/1981, momento da assinatura, por Antonio Maliska Sobrinho, da ficha proposta de abertura de uma das contas históricas desta agência local.
Casal: Maliska e Delfina (ambos in-memórian)
Deixe seu comentário