Independência do Brasil

O TEMPO - um jornal de fato numa parceria com a EJA e Próart participa do ato cívico em 07 de Setembro, na cidade de Capinzal
Desfile - A Prefeitura de Capinzal através de sua Secretaria de Educação Cultura e Esportes, pelo fato de 7 de Setembro ser uma data importante para o Brasil, em que os brasileiros reforçam o sentimento pátrio, foi realizado um belo desfile com aproximadamente três mil pessoas desfilando e aquelas que assistiram a parada cívica. O desfile foi retomado, sendo o quarto ano consecutivo de sua realização, porém, em 2016 foi feito um resgate da história de Capinzal, isto através da escolas que realizaram todo um trabalho de pesquisa e visaram o desenvolvimento das apresentações, utilizando-se de um material básico que é o livro que a Secretaria Municipal de Educação lançou a mencionada obra, numa parceria com o Consórcio Machadinho, possibilitando um resgate e representatividade por meio do ato cívico.
Foram 16 unidades escolares, além da Unoesc, unidades técnicas e mais de 40 entidades participaram, tendo a abertura e alvorada da Banda Municipal, consequentemente, mesmo existindo certa resistência quanto a realização e participação no evento, este resgate cultural e educacional atraiu grande público, pois é uma tradição que deve continuar devido sua importância quanto ao patriotismo e amor pela Pátria.
O núcleo avançado de ensino supletivo e educação de jovens e adultos NAES/EJA de Capinzal iniciou suas atividades em março de 1992, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, por meio de parceria entre os governos estadual e municipal. Para viabilizar as suas atividades, foi fundamental o empenho da professora Ana Schirley Favero, e a continuidade dada pelas professoras Noemia Bonamigo Pizzamiglio, Marina Hachmann, Zaudile Durigon, Márcio Antônio da Silva, Lilia Gotardo, Dirce Scarton (in memoriam), Rafaela Daros Mergener e Francieli Franke. Atualmente, a coordenação está a cargo de Marli Dametto Morosini.
Logo após o início de suas atividades, em razão da grande demanda de alunos, a sede da escola teve de ser deslocada para o Sindicadezal, tendo havido, a partir de 1995, a disponibilização de seis salas da escola Madre Fabiana de Fabiani para o seu funcionamento. Já no ano de 2011, a escola mudou-se para o prédio onde ora funcionava o Núcleo de Ensino Profissionalizante - NEP, sendo este o local em que se encontra desde então.
Ao longo de seus mais de 24 anos, passaram pelo EJA Capinzal alunos oriundos de diferentes classes sociais e realidades familiares, que buscam na escola uma oportunidade de conquistar uma formação pedagógica consistente, para suprir suas deficiências e galgar um espaço no mercado de trabalho. A escola, por seu turno, propõe-se a oferecer uma educação reparadora, equalizadora e qualificadora, fornecendo subsídios para que aqueles que a buscam sejam valorizados e tenham as suas expectativas atendidas e seus sonhos realizados.
Hoje, com o lema "CONSTRUINDO HISTÓRIA, DESENVOLVENDO SABERES", a EJA Capinzal, que conta com aproximadamente 300 alunos, orgulha-se de ter feito parte da trajetória de um número expressivo de pessoas, tendo formado mais de 2.500 alunos no ensino fundamental e mais de 4.800 no ensino médio. Muitos deles, inclusive, conquistaram seu diploma em um curso superior, atuando em diversas áreas profissionais.
Diante de uma história de desafios, a EJA Capinzal agradece àqueles que contribuíram para o seu sucesso. Aos membros da coordenação e aos professores, antigos e atuais, fica o agradecimento pela dedicação e respeito à escola e aos estudantes. Aos alunos, antigos e atuais, pela confiança no trabalho desenvolvido e a certeza de que superação e dedicação, palavras que fazem parte do dia a dia da escola, serão sempre recompensadas. Por fim, toda a gratidão à comunidade de Capinzal e região, a quem a escola sempre buscou atender da melhor forma possível, buscando contribuir para o objetivo de oferecer educação de qualidade para todos.
O TEMPO - um jornal de fato que vem prestando serviços de comunicação, informação e conhecimento há mais de 27 anos, também participou do desfile em parceria com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a empresa de comunicação visual Próart.
A Empresa Jornalística O TEMPO Ltda, também conhecida por O TEMPO - um jornal de fato, sendo que no dia 08 de Julho de 2016 completou 27 anos de plena atividade. No início, preencheu a lacuna da falta de um meio de comunicação impresso nos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, na época o prefeito capinzalense era Irineu José Maestri e em território ournense Euclides Celito Riquetti.
O tempo foi passando e este Semanário passou a integrar a Comarca de Capinzal, composta pelos municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Piratuba e Ipira. Com o avanço do tempo, passamos a abranger Zortéa, Joaçaba, Campos Novos e muitos outros centros, sempre procurando levar o melhor da notícia, ou seja, priorizando pelas coisas boas de preferência.
Desde o início, as páginas de O TEMPO são redigidas e impressas zelando pela imparcialidade, onde a veracidade do fato é o ponto principal, e uma das maiores virtudes não dispomos de matérias dirigidas e nem tutelada.
Como somos agentes da paz, procuramos de todas as formas levar a informação que resulte e fomente de preferência as boas ações, voltadas a confraternização e a integração de nossa gente e de nossa terra numa projeção regional.
Agradecemos aos assinantes, leitores, patrocinadores e colaboradores, vocês também fazem parte desta conquista onde O Tempo procura levar a notícia e não ser a notícia.
O TEMPO é passado... O TEMPO é presente... O TEMPO será futuro, até porque nestes 27 anos estamos passando o sétimo mandato de Prefeitos e de Vice-prefeitos, também dos Vereadores, o que demonstra que os políticos (homens públicos) são passageiros e outros permanecem até certo período, mas a imprensa impressa continua, já que os eleitos podem estar no cargo, mas não são permanentes na função que exercem. A Empresa Jornalística O TEMPO Ltda deve ser a imprensa e meio de comunicação com o contrato social mais antigo de Capinzal.
O TEMPO - um jornal de fato tem JORNALISTA responsável e seu DIRETOR GERAL trabalha com jornais há mais de três décadas, sendo uma empresa da Família AZEVEDO. Este SEMANÁRIO prioriza seu compromisso com a VERDADE e respeito aos seus leitores. Aldo e Enio agradecem a parceria neste 7 de Setembro: O TEMPO com a EJA e PRÓART. Vivemos hoje intensamente a Independência do Brasil, ocorrida em 07 de Setembro de 1822 (194 anos). Parabéns a todos.
Obs: Muito mais fotos no site de O TEMPO - um jornal de fato e no Facebook.
Deixe seu comentário