Lançamento das futuras instalações do Frigorífico Copernostra (município de Ouro)

Obras
Três milhões de reais é o custo para executar a obra de acordo com o Projeto de Implantação da Unidade de Abate e Industrialização de Suínos e Bovinos
A Capital Catarinense do Cooperativismo, município de Ouro, lançou mais um empreendimento no sábado, 23 de março, às 10h30min, na localidade de Novo Porto Alegre, sendo o descerramento da placa indicando onde será construído o Frigorífico Copernostra. A área de terra a onde será construído o frigorífico, fica de frente para a Associação Ouro Verde.
O projeto foi iniciado em 2009, com a união de 23 famílias, o qual será instalado na localidade de Novo Porto Alegre, interior do município de Ouro, a cerca de oito quilômetros do centro da cidade.
O frigorífico tem como objetivo abater bovinos e suínos, oportunizando a venda da produção dos agricultores excluídos pelo sistema de verticalização, aproveitando as instalações produtivas já existentes. Também oportunizar aos agricultores uma remuneração justa e produção de 100% da matéria-prima, ou seja, dos animais que serão abatidos. Ainda, a indústria deve agregar valores com a industrialização da carne, através de embutidos e demais subprodutos coloniais, sempre respeitando os preceitos da sustentabilidade.
O projeto conta com investimentos dos 59 sócios, aliados ao financiamento do Banco do Brasil e apoio do programa SC Rural, além de contar com o suporte da Epagri e Administração Pública de Ouro, totalizando cerca de R$ 3 milhões. Durante esses três anos, os sócios visitaram outros empreendimentos semelhantes, participaram de treinamentos e palestras.
A formalidade do Frigorífico Copernostra deu um grande passo, pois o empreendimento foi licenciado pela Fundação do Meio Ambiente – Fatima (órgão fiscalizador), pois está de acordo com as normas de Proteção e Conservação Ambiental. O empreendedor é a Cooperativa de Agricultores de Campos Novos, Capinzal, Ouro e Zortéa – Copernostra, que visa atuar na atividade de abate e industrialização de origem animal, sendo que a Licença Ambiental de Instalação nº 1.159/2012 é válida até 14/02/2014, tendo como a Ecoativa a consultoria ambiental.
Prestigiaram o lançamento das futuras instalações do Frigorífico Copernostra: prefeito do município de Ouro, Vitor João Faccin; presidente da Copernostra, Clair Casagrande; gerente Regional da Epagri, Luiz Carlos Coelho; responsável pelo programa Agregação de Valores, Clair Lorensetti; gerente Administrativa de Chapecó, Lorete Galon; vice-prefeito de Capinzal, Wilson Luiz Farias; diretor de Agricultura da SDR de Joaçaba, Israel Defendente Casagrande; gerente do Banco do Brasil, Marcos Wais; presidente da Câmara Municipal, Claudir Duarte (Dire) e demais vereadores; ainda os presidentes das entidades representativas: CDL e Acirp.
A placa foi descerrada, a qual indica as futuras instalações do Frigorífico Copernostra, sendo que o mesmo fica a uma distância de 250 metros da estrada principal.
Deixe seu comentário