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LIDERANÇA - ESTUDO INTRODUTÓRIO I

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- Adelcio Machado
Artigo por Adelcio Machado dos Santos
Conviver em organização constitui atividade complexa, que se compõe de diversos atos dirigidos a uma finalidade. Estabelecer objetivos é fundamental e antecedente a qualquer atividade, já que não se caminha sem o roteiro pré-estabelecido.
É necessário um caminho apropriado para a condução dos esforços e para elaboração de padrões de desempenho relacionados a cada objetivo.
Em qualquer setor, o destaque nos objetivos é muito importante, pois eles são a base do planejamento, colaborando para sua concretização e crescimento; dirigem as ações; representam compromissos e são fundamentais para sustentar a linha de pensamento e para o aspecto humano da empresa.
Liderar sem a ajuda dos objetivos, sem levar em consideração esses fatores, é como andar sem rumo certo, já que ele serve como guia.
À luz do magistério de Penteado (1989, p. 02), "Liderança é uma forma de dominação. Dominação significa exercício de poder. Poder prende-se à autoridade. Autoridade significa domínio. Domínio quer dizer influência".
A liderança permanece sendo um dos assuntos mais complicados, importantes e inesgotáveis como fonte de pesquisa.
Na doutrina especializada, seu papel ostenta diversas conotações: função a ser efetuada dentro de um grupo; processo de persuasão e de estímulo mútuo e influência interpessoal.
No processo de liderança, o líder, como centro do grupo, não implica uma centralização, ou seja, uma convergência, onde o poder se concentra em suas mãos.
Antes de tudo, o líder desempenha uma função unificadora no grupo, onde é escolhido e aceito pelos seus membros, os quais são influenciados pelas ações do líder; as abordagens contribuem para auxiliar os esforços realizados pelo grupo.
A liderança ocupa posições de destaque que exigem sua contribuição frente às mudanças rápidas e abrangentes no setor empresarial, que necessita se adequar, renovar e progredir em presença das exigências de um ambiente altamente competitivo.
Jor. Adelcio Machado dos Santos (MT/SC nº 4155 - JP)
Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)
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