logo RCN

LIDERANÇA - ESTUDO INTRODUTÓRIO I I I

  • - Adelcio Machado

Adelcio Machado dos Santos

A maior parte dos significados de liderança oscila entre as duas condições necessárias à caracterização do líder, controle e destaque, as quais foram pela primeira vez evidenciadas como essenciais e inerentes à liderança (PENTEADO,1989).

Por conseguinte, a liderança é um fenômeno social, procedimento que provoca na existência de uma sociedade e de um ambiente. A situação é um fator novo que nasce das relações do líder com o grupo, e vice-versa. Para que se assinale um conceito amplo de liderança é necessário de um líder, de um grupo e de uma situação. O líder para enfatizar-se e influenciar o grupo tem de atuar dentro de um assunto circunstancial.

Entretanto, nascem três teorias básicas na gênese de liderança: função do indivíduo, do grupo e da situação.

A liderança é a função do líder. Sendo o líder um indivíduo, por extensão analisa-se a liderança uma função do indivíduo. Ela é somente o que o líder é e o que o líder faz.

Não existem líderes sem liderados. Ante da impossibilidade de analisar a liderança somente uma função do indivíduo, as atenções se concentram no grupo, onde o líder ocupa uma posição de ênfase e sobre o qual desempenha influência.

Por fim, denominam-se situacionistas aqueles que concedem à situação uma função de liderança. Preocupam-se com a individualidade do líder na medida em que ela é determinada pela situação.

 Qualquer teoria que se almeje fazer em relação à liderança não pode deixar de analisar, igualmente, três facetas individualizadas, mas que parecem integrantes e indispensáveis umas às outras: o líder e seus atributos psicológicos; os liderados com seus problemas, atitudes e necessidades; a situação que determina o ambiente, onde o líder e subordinados operam.

Portanto, limitar a definição da liderança somente a um desses aspectos seria simplificar um fenômeno complexo. Admite-se modificar a importância de um aspecto. Quando a situação é normal, outros fatores passam a prevalecer a personalidade do líder, a estrutura do grupo, entre outros.

Por fim, não satisfazem certas qualidades de liderança para ser líder. A liderança é uma função da situação, da cultura, do contexto e dos costumes, tanto quanto é uma função de atributos pessoais e estrutura de grupos. É a combinação equilibrada de três elementos vitais e dinâmicos: o indivíduo, o grupo e a situação.

 

REFERÊNCIAS

GUIMARÃES, Terezinha Barbosa. Técnica de Chefia e Liderança. 2 ed. Londrina: UEL, 1998.

IANNINI, Pedro Paulo. Chefia e Liderança: Capacitação gerencial. Viçosa: Aprenda Fácil, 2000.

PENTEADO. José Roberto Whitaker. Técnica de Chefia e Liderança. 8 ed. São Paulo: Livraria Pioneira, 1989. 

SILVA, Gilson Teixeira. Visão Generalista: Um referencial competitivo. Florianópolis: Papa-Livro, 2002. 

 

 

 

 

 

 

Jor. Adelcio Machado dos Santos (MT/SC nº 4155 - JP)

Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)

 

É BOM SABER... Anterior

É BOM SABER...

Caminhoneiro é o herói do brasileiro? Próximo

Caminhoneiro é o herói do brasileiro?

Deixe seu comentário