Conviva Rural faz primeiro Arraiá na Comunidade de Vila União |
Ligeirinho Recado da Comunidade Passamento de um grande empreendedor e homem público O triste adeus ao sempre lembrado LUIZ ANTONIO RIBEIRO, o TOTONHO

-
Enio O Azevedo - Foto legenda: POLÍTICA - O TEMPO jornal de fato entrevistando Totonho março de 2011, quando levou para o ninho tucano lideranças do PR (Adriano e Polaco) na época novos filiados na convenção municipal. Ele presidiu o PSDB, sendo arrojado e determinado nas ações e serviços. Totonho * 17 de agosto de 1957 + 13 de junho de 2023.
A Reportagem de O TEMPO jornal de fato, por conhecer e conviver com Luiz Antonio Ribeiro, o Totonho, traz parte de sua trajetória de vida.
Nasceu no dia 17 de agosto de 1957, no distrito de Alto Alegre, Capinzal, filho de Napoleão Ribeiro e de Said Farah Ribeiro. Passou sua infância e mocidade junto com seus pais e irmãos. Iniciou e concluiu o curso primário no Grupo Escolar de Alto Alegre e ginasial na cidade de Capinzal (centro). Frequentou o segundo grau no Colégio Capinzalense Flor do Vale. Após a conclusão, inscreveu-se na Universidade do Oeste de Santa Catarina, em Joaçaba, optando pelo curso de Administração de Empresas, qual foi concluído em 1980.
Paralelamente aos seus estudos, sempre trabalhou. Inicialmente, na agricultura com seu pai, na localidade de Colônia Savóia, imediações de Alto Alegre. Mais tarde, residindo na cidade, estabeleceu-se com escritórios de despachantes e, posteriormente, no ramo de contabilidade, com Luiz Siveiro Sobrinho, acabando por comprar estabelecimento, em sociedade com o contabilista Valcir Moretto. Após encerrar suas atividades no escritório de contabilidade, dedicou-se as atividades comerciais, nas cidades de Joaçaba, Penha e Piçarras.
Regressando à sua cidade natal, estabeleceu-se com uma empresa imobiliária, a qual denominou “Lar Imóveis”, o qual administrava-a. Participou, na qualidade de sócio, em diversas empresas da região, principalmente, no setor indústria. Também administrou uma empresa agropecuária de sua propriedade, voltada para a produção de grãos e para a criação de gado. Concomitantemente às suas atividades comerciais e industriais, militou na política. Filiou-se ao PMDB e candidatou-se a uma das vagas do Legislativo Municipal, elegendo-se com amplo sucesso eleitoral. Na qualidade de vereador eleito, foi escolhido para presidir o Legislativo de Capinzal, fazendo-o com capacidade, honestidade, transparência, no biênio 1991 / 1992. Político e empresário bem sucedido, tem o seu trabalho voltado para o bem dos segmentos da sociedade e pelo desenvolvimento e progresso de Capinzal.Capinzal: joias desta terra e desta gente.
Totonho quando vereador, fizeram o Plano Físico e Territorial Urbano, sendo o código de postura de Capinzal, ocasião ele era presidente da mesa diretora, isto 07 de dezembro de 1992 quando foi sancionada. Consequentemente, na elaboração da Lei Orgânica do município de Capinzal, de 04 de abril de 1990 o presidente da mesa diretora era Leonir Boaretto (Leone) e o presidente da Comissão Sistematização: Totonho. Ainda ocupou a função de presidente do Clube da Colina, transformando o complexo de piscinas, sendo benfeitorias que fazem bem também para a atualidade.
Totonho também foi um dos apoiadores de O TEMPO jornal de fato nos primeiros três meses de atividades quando iniciou este periódico em 08 de julho de 1989, portanto, estaremos comemorado 34 anos, hoje, estamos na considerada idade de Jesus Cristo, que é 33 anos.
Grande feito de Totonho em março de 2011,leva para o ninho Tucano lideranças do PR - novos filiados na convenção municipal.
O Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB de Capinzal realizou a Convenção Municipal, domingo, 20 de março DE 2011, no Clube da Colina, a sigla na ordem do dia elegeu seu Diretório Municipal, também por fim, teve a eleição do Conselho de Ética e Disciplina. O empresário arrojado e ex-vereador, inclusive, ex-presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio Ribeiro (Totonho) foi eleito e conduzido na presidência do PSDB de Capinzal.
Não é intenção do PSDB querer acabar com a estrutura de outros partidos que possa manter possível coligação, porém, aquelas pessoas que simpatizam com os tucanos e pretendem fazer filiação, é lógico que aceitam o pedido. O objetivo do PSDB é buscar aqueles amigos pessoais que fizeram história e ajudaram a construir um novo partido em Capinzal e puderam ver a mudança proporcionada. Totonho está irradiando de felicidade por conseguir trazer para o PSDB o bom nome da Senhora Ercy Hachmann Maestri, sua filha Maria Helena, ainda o genro Mauro Maurício da Silva, sendo membros de uma família do ex-prefeito Irineu José Maestri que deixou o seu bom nome marcado por realizações, algo que repercute bem ao partido, consequentemente, outras pessoas daquela legenda também viriam acompanhar e seguir o mesmo exemplo de adesão. Para obter novos militantes que ajudaram a escrever a história de Capinzal, seria possível a partir de visitas e troca de ideias, principalmente, não é intenção mostrar um Plano de Governo que às vezes às pessoas leem e vários sequer tomam conhecimento, e sim, acaba parando dentro de uma gaveta. A intenção é começar agora elaborar projetos de governo com a atual realidade do município e suas necessidades, os quais serão expostos para a sociedade para poder analisar e tirar as suas conclusões quanto ao futuro pretendido pelo PSDB e a coligação pretendida. “A pretensão do PSDB não é crescer o partido para poder lançar um candidato pré-definido e com cartas marcadas, e sim formar uma frente digna respeitada pela comunidade, pois pretendem reunir pessoas do bem, as quais lutam com o partido querendo mudança e não conseguem, pois estamos sempre saindo separados e quem tenta lutar desta forma não atinge seus objetivos. A ideia é buscarmos parceiros de outros partidos para podermos construir em conjunto uma única frente para Capinzal poder voltar a crescer. No ano de 1988, quando Eu me elegi vereador e o prefeito era Irineu José Maestri, o município tinha a maior arrecadação de toda a região, quando Campos Novos ficava atrás dos capinzaleses, hoje voltei e vejo o território camponovense prevendo para os próximos cinco anos ter 80 mil habitantes mediante a arrecadação atual, no entanto, Capinzal nesses anos todo não mudou praticamente quase nada”, informou Totonho.
A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato perguntou se Totonho e o PSDB pretendem buscar recursos nos governo Estadual e Federal para ajudar Capinzal, ele assim respondeu: “Nós estamos abertos, caso nos procurarem para ajudar na representatividade do partido em proveito da administração, porém, é lógico que não iremos fazer nada que venha em prejuízo do Município. Quem está com o poder nas mãos não somos nós, e sim, compete ao Prefeito e sua equipe de trabalho fazer projetos e buscar recursos, no entanto, o que vamos fazer é elaborar projetos para a nossa administração. O PSDB hoje é um partido de Capinzal, portanto, pretendemos unir todos os partidos ou a maioria em prol do Município, pois queremos que as pessoas físicas e jurídicas se doem para que seja possível ações acontecerem. Estou voltando até porque não conseguia estar longe desta terra, já que o coração sempre esteve e continua voltado para Capinzal, pois pretendo ajudar que o Município seja o melhor lugar para todos viverem com dignidade e satisfação.
Obs: Esse foi um resumo da entrevista de O TEMPO jornal de fato com o sempre lembrado Totonho.
Foto legenda: POLÍTICA - O TEMPO jornal de fato entrevistando Totonho março de 2011, quando levou para o ninho tucano lideranças do PR (Adriano e Polaco) na época novos filiados na convenção municipal. Ele presidiu o PSDB, sendo arrojado e determinado nas ações e serviços.
Totonho * 17 de agosto de 1957
+ 13 de junho de 2023.
Deixe seu comentário