Ligeirinho

Fique por dentro
PATRIOTISMO - Estamos inserindo nesta coluna e-mail, descrito por Marcia Pereira, devido a sua importância cultural e educacional: O desfile de sete de setembro nunca deveria ter parado, somos felizes em exercer a cidadania e manter a tradição de nossos antepassados, o nosso desfile de 7 de setembro - independência do Brasil". Não tenho partido político, mas quero parabenizar a Prefeitura e a Secretaria de Educação pelo belo trabalho junto de nossos filhos. Capinzal estava precisando destes eventos.
SOMANDO PERDAS - O tempo passou e a Agência da Telesc virou um posto de atendimento, consequentemente, continua prestando serviços, a qual está num imóvel doado pelo munícipio. Boatos e rumores vem dando conta de que a Agência da Celesc também poderá perder essa condição, deixando de ter chefe ou gerência, quem sabe virando, numa desta, posto de atendimento. A inspeção veicular feita através da Delegacia de Polícia e funcionário público foi parar na iniciativa privada; a Unidade Prisional Avança (UPA), a qual foi modelo, acabou com as portas fechadas sem uma justificativa cabível e aceitável.
SEGURANÇA PÚBLICA - O primeiro passo formal foi dado através do Conselho Comunitário de Segurança - CONSEG de Capinzal, quando foi realizado a sua reunião mensal, na sede do Corpo de Bombeiros Militar, segunda-feira, 25 de Julho do ano em curso, onde foram tratados assuntos referentes à segurança pública, em especial, das comunidades do interior do município. A mesa dos trabalhos foi assim composta: Delegado Regional da Polícia Civil de Joaçaba, Daniel Sá Fortes Régis; promotora de Justiça da Comarca de Capinzal, Karla Bárdio Meirelles; delegado da Polícia Civil (responde interinamente pela Delegacia de Capinzal), Deivid Tranche Lima - da Delegacia de Herval d'Oeste; comandante da Polícia Militar de Capinzal, Tenente Cleverson Garcez; sargento Valdecir Casagrande (de Capinzal) e o presidente do Conseg, Elizeu Xavier. A Segurança Púbica é garantida na Constituição Federal do Brasil a todos os cidadãos residentes no país. Entretanto, o Artigo 144, título V da Carta Magna nacional, é categórico e claro ao trazer que: "A Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos (...)". Dessa forma, entende-se que o problema da Segurança Pública deve ser discutido, analisado e compartilhado com todos os envolvidos nesta questão, isto é, segmentos policiais, ministério público, poder judiciário, agentes políticos, população, entre outros. Na sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal, 13 de Setembro, o delegado Regional da Polícia Civil de Joaçaba, Daniel Sá Fortes Régis usou da Tribuna Popular dizendo ter planos para Capinzal, sendo um sonho de montar o melhor setor de investigação das quatro Comarcas. Sendo que a Delegacia de Capinzal este ano com base em dados, consequentemente, a meta são 21 mandados de prisão, busca e apreensão no município. Até a data de 13 de Setembro foi cumprida 39 prisões, quase o dobro da meta estabelecida para o ano inteiro e 18 mandados de busca. Quanto ao tráfico de droga em Capinzal e região, precisa de grande ação repressiva e deve ser preso bastante traficantes até o final deste ano, os quais usam crianças e adolescentes para tanto. Conclui o Delegado que não é por falta de efetivo que deixaram de cumprir o papel da polícia, até abrindo mão de certas horas de folga de direito, para proporcionar a sociedade essa sensação de segurança, pois estão para receber mais policiais e Delegado Titular, isto ainda em 2016. Espera Dr. Daniel, a próxima vez que usar da Tribuna trazer os dados estatísticos que demonstrem um incremento do trabalho e diminuição de criminalidade na região. ATENÇÃO: Que a bandidagem e os do narcotráfico, podem estar com os dias contados, pois grande ação está para acontecer e tirar de circulação os fora da lei.
IMPRUDÊNCIA E DESCASO - Batendo na mesma tecla, a da imprudência cometida por certos motoqueiros, fazendo manobras radicais e em alta velocidade. Muitos motoqueiros não respeitam a legislação de trânsito vigente, pois andam sobre uma só roda, fazem ziguezague ou costurando como melhor entender, isto para poder fazer ultrapassagens, andam de viseira alta ou sem a mesma, de calçado e vestes não adequadas, enfim, mandam ver nas vias públicas. Caso alguém tentar chamar a atenção, fazem gestos obscenos.
APROPRIAÇÃO INDÉBITA - Se algo não lhe pertence, não deve tomar para si o que é do outro. Se não pode comprar ou ter acesso, não pegue algo alheio que poderá resultar em problema, principalmente, quando não tem diálogo ou até bom senso do caso, o que pode ser motivado por alguma carência.
ELEIÇÕES E EXIGÊNCIAS - Queira ou não os entendidos, não é só o Carnaval que para o país, e sim, a política a cada dois anos, a qual para praticamente um ano a nação, principalmente agora com a nova legislação eleitoral, não pode isto ou aquilo, inclusive, quem é candidato sequer pode participar de certos atos, a exemplo da parada cívica, no sentido de evitar aborrecimento. Enquanto no Brasil a legislação eleitoral é outra, nos Estados Unidos o que não pode aqui, lá é permitido. Vai entender, no entanto, lei não se discute, cumpre-se, mas que muitos colunistas vem opinando sobre o caso, isto é indiscutível.
Deixe seu comentário