logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

TEMPESTADE NUM COPO D'ÁGUA - Apesar de Capinzal ter completado 67 anos no dia 17 de Fevereiro, tem uns e outros criticando um bem que se fazia necessário, sendo a implantação de ciclovia compartilhada com pedestres, que passou a ser realidade no Loteamento João Evangelista Parizzotto. O grande problema do mencionado Loteamento, é a falta de passeios públicos, sendo que os pedestres tem de andar pela via pública. Agora com a ciclovia compartilhada com pedestres na Avenida João Evangelista Parizzotto, pelo menos tem por onde andar com segurança- caso os condutores de veículos automotores obedecerem a legislação de trânsito. Seria uma boa, se também implantassem uma semelhante no acesso do Trevo de Capinzal até a Serp, sendo uma benfeitoria esperada há muito tempo, inclusive, o trajeto está aberto para tanto.

 

EXCESSO DE VELOCIDADE - É impressionante o que anda certos carros da saúde de alguns municípios que se utilizam da estrada de Campos Novos, Vargem, São José do Cerrito, Lages, quem sabe em direção a Florianópolis, acontecendo o mesmo na volta ou sentido a outros centros. Os carros deveriam andar com velocidade controlada, já que levam e trazem cidadãos que vão em busca de exames, tratamentos, hospitalizações e muito mais. Seria uma boa ação preventiva se as Prefeituras através de suas Secretarias da Saúde implantassem um sistema de controlador ou limitador de velocidade, no sentido de preservar e manter vidas que são transportadas no dia a dia.

 

UNIFICAR ELEIÇÕES - Com tanto político envolvido com o desvio de dinheiro público, Lava Jato, Delação Premiada e em outros esquemas, pois até impeachment vem manchando a política brasileira, então deveria aproveitar para estender um ou dois anos de mandato aos atuais detentores do poder e unificar todas as eleições. Infelizmente, estão deixando de fazer uma eleição unificada para presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores. A cada dois anos o povo tem a obrigação de votar, além disto, não só o carnaval que para o país, e sim o próprio pleito eleitoral que acaba quase engessando quem está no exercício do mandato, inclusive, a imprensa e meios de comunicação.

 

DECEPCIONANDO - Por que será, numa desta, sem "querer" alguém acaba favorecendo por dificultar a prestação de serviços de terceiros, sendo um trabalho mantido com muita dificuldade por causa de suposta gente "influente". Foi servido e depois de estar em evidência começou, quem sabe, a temporada de marcação, talvez de perseguição. Parece que foi contratada empresa de maneira suspeita, consequentemente, pelos boatos e rumores ninguém fez nada para passar a limpo o ato que deveria ser legal, mas não era de fato correto. Numa desta, se deixou levar por quem perdeu e se foi, inclusive, sequer cumpriu a formalidade, quem sabe demonstrando despreparo para exercer a função.

 

RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO - Os capinzalenses foram pegos de surpresa com o passamento dos ex-prefeito Hilton Pedro Paggi, dos ex-vereadores Arlindo Alves da Silveira e de Alduir da Silva (Binde). Todos eles foram homens públicos que ajudaram a escrever páginas do livro de Capinzal, a exemplo de muitos outros, porém, se faz necessário colocar o nome deles em obras públicas. Obras que estão para serem concluídas e retomadas sua construção: Ginásio de Esportes do Parizzotto, do distrito de Alto Alegre, centro multiuso do loteamento Santa Maria. Também temos, pelo que se sabe, o Cemitério Municipal da área central sem nome, parece que também na mesma situação o da Vila 7 de Julho.

 

DINHEIRO DE SOBRA - Se fala tanto em crise, mas, vamos e viemos, tudo leva crer que o povo está com dinheiro, basta constatar quantas festas, bailes, matinês dançantes dentre outros são realizados, sendo que semanalmente tem eventos. Além de pagar o ingresso, tem custo com os comes e bebes, demonstrando não ser tempo das vacas magras, o que contradiz o momento de inflação e da alta carga tributária.      

 

SE ACHANDO - Como que pode, tem certos casos que basta dar poder a alguém, que este acaba se transformando, não condizendo com que era antes de ter influência. É de se lamentar tanta mudança em tão pouco tempo, pois as horas, os dias, as semanas, os meses e os anos passam, porém, está, mas amanhã, poderá não ficar mais, ou quem sabe, permaneça, até porque nem todos tem o mesmo pensamento, já que a lógica de raciocínio muda de um para o outro. Deveria ser passado a limpo: antes e depois (...).

 

SURPREENDENTE - Como era o dizer de um certo programa humorístico da Rede Globo: "assim não dá Batista, casa e separa", consequentemente, algo semelhante aconteceu com cidadão com evidência de nome. Se falava de um outro cidadão, mas não se separou, no entanto, o que levou a separação o conceituado munícipe? Estranho, pois boatos e rumores vem achando estranho essa desunião depois de tanto tempo.   

 

IMPORTÂNCIA DA ÉTICA - Leia na página nº15 desta edição, artigo do Reitor da UNIARP e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, o qual participou do 1º Seminário de Ética na Sociedade. Em seu pronunciamento, destacou a importância da Ética, subárea de pesquisa da Filosofia e da Teologia. A educação é essencial para a humanização e socialização do homem. A Filosofia da Educação busca abordar de maneira radical e severa as dificuldades surgidas na educação, a partir de uma perspectiva de conjunto. A verdade, no caso, seria a correspondência exata entre o fato e o conhecimento.

 

Cientistas descobrem 17 variações genéticas ligadas à depressão Anterior

Cientistas descobrem 17 variações genéticas ligadas à depressão

Próximo

Datas comemorativas do Brasil: mês de Agosto

Deixe seu comentário