Ligeirinho
Fique por dentro
Uma das “soluções” para o impasse dos Professores com o Governo do Estado seria inverter os papéis, ou seja, os educadores passam a governar e os homens públicos começam a dar aula. Direito e obrigação deve prevalecer, porém, greve acaba prejudicando muitos segmentos da sociedade, principalmente, quando insistem em prosseguir na paralisação. Também não concordamos com a vigência de politicagem, e sim, se existe leis essas devem ser seguidas à risca. Dinheiro da educação deve ser aplicado na mesma, inclusive, outro exemplo, é o recurso do IPTU sendo que as Prefeituras gastam para outros fins, porém, o correto seria investir a onde é gerado.
Há certo tempo os namoros eram acompanhados pelos pais, hoje, certas moças e principalmente, meninas (adolescentes) estão mais avançadas e liberais, pois para elas tanto faz dormir uma ou várias noites na casa do possível namorado, ou que assim chamam: ficar. Por incrível que pareça, a oferta está maior do que a procura, portanto, os garotos só ficam sozinhos se quiserem, até porque certo perfil de garotas não se valoriza. Senhores pais, uma ação preventiva, é não deixar as crianças dormir fora de casa, as quais deixam de gostar do lar e pernoitando nos conhecidos e até desconhecidos acabam aprendendo o que devem e também o que jamais deveriam aprender.
O Dia “C”, “D” ou “E” só é programado quando é uma data comemorativa ou alusiva ao dia das mães, dos pais, dos namorados, das crianças, da mulher, Páscoa, Natal, virada de ano e tantas outras mais, porém, nessas ocasiões as pessoas vão às compras normalmente. Há muito tempo sugerimos que a entidade comercial deveria promover evento para atrair os clientes às compras também em período de vacas magras, ou seja, para um dia realmente de promoção, de ofertas, evitando ficar na ilusão. A grande diferença fez a Loja Magazine Luíza, durante o sábado pela manhã e tarde, promovendo um atrativo em ritmo de festa junina, consequentemente, bateram o recorde em vendas em Capinzal. O diferencial era os comes e bebes típicos, ainda todos funcionários estavam trajados de caipira embalados pelo ritmo das músicas e canções. Outro diferencial desta loja é que estende o horário de atendimento e satisfaz a clientela.
Um cidadão foi vereador, muito crítico por sinal e elegeu-se prefeito, o qual tinha e tem a simpatia do povo. Caso ele não volte a conduzir os destinos do município, pelo menos vem participando de cursos que lhe qualificam para administrar a Prefeitura. Quando era chefe do Executivo administrava sem tanto conhecimento, agora que está fora busca a perfeição, podendo ser um bom exemplo ao atual, em termos de adquirir experiência e não se deixar levar por uns que são partidários e fazem talvez uma política burra, quem sabe de perseguição, numa desta de distinção e que pode ser caracterizada como tráfico de poder e também de influência.
O futebol virou modismo, sendo visível à falta do mais importante: a arte de jogar com habilidade. Os jogadores mais parecem uma árvore de Natal, cabelos extravagantes, tatuados, chuteiras chamativas, os quais querem mesmo mostrar muito e acabam não fazendo quase nada de proveitoso dentro de campo. Outra moda é mudar a cor da camisa do time, o que foge da realidade da agremiação. Hoje o mundo tecnológico está aí, mas os entendidos vêm fazendo os torcedores perderem o interesse pelo futebol, sendo um exemplo os titulares entram em campo não mais com número de 1 a 11, o que caracteriza desmando total.
Há muito tempo essa coluna sugeriu o monitoramento da área central da cidade, mas essa é apenas uma medida curativa, pois nem sempre tem um final feliz. Geralmente, o roubo é consumado e depois a tentativa fica por conta do recuperar o objeto furtado. Se pretende implantar o monitoramento, então que façam na cidade como um todo, não apenas na área comercial, mas também na residencial, onde os roubos são frequentes e pouco se faz para dizer um basta. Blitz no trânsito dentro do aceitável e tolerável, pois agindo com muita frequência acaba faltando o principal: policiamento ostensivo, sendo que a presença do policial e da viatura basta para intimidar e inibir o possível malfeitor.
Um bom exemplo a ser seguido é o de Chapecó que investiu cerca de R$ 2 milhões na implantação do projeto pioneiro de ampliação do sistema de segurança, contribuindo para a diminuição dos índices de violência, da criminalidade e preservação da ordem pública, para tanto, é realizado rondas e intensificação do patrulhamento em áreas conflagradas. Entre os benefícios que a cidade recebeu, destaque para o aumento do efetivo, aquisição de viaturas, motos e locação de prédios para abrigar unidades das polícias Militar e Civil. Conforme o secretário da Segurança Pública do Estado, César Grubba, existe a intenção de Santa Catarina, em firmar convênio com a Senasp, para instalação de bases operacionais móveis e fixas em áreas conflagradas. São três modelos de base e em cada uma delas o governo federal disponibiliza duas viaturas, duas motocicletas e 10 câmeras de monitoramento. É preciso os gestores municipais de Segurança (PM, Polícia Civil e Guarda Municipal) produziu o documento com as principais reivindicações do setor e encaminhar ao prefeito. De posse deste material a prefeitura define uma forma de contrapartida para participar do projeto. Essa é uma tentativa de pelo menos amenizar os problemas na questão de Segurança Pública e de Defesa do Cidadão.
No sábado, 25 de junho aconteceu algo não esperado pelos capinzalenses, sendo a saída de Davi da Igreja Evangélica Assembléia de Deus e o mesmo montou e atraiu na primeira noite de culto diversos seguidores da nova religião de Capinzal, denominada Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ministério do Recomeçar. O pastor da nova igreja pretende comprar um galpão com capacidade para mais de mil pessoas, sendo um novo sistema de conduzir os fiéis, sem crentismo.
Se o governo federal dá vale gás, alimentação e tantos outros mais, então deveria implantar um para tirar o sentimento de responsabilidade dos cidadãos em doar agasalhos, e sim, a união passaria a dar as vestimentas de inverno. Quem sabe é uma maneira de ampliar o voto, talvez seja um voto de cabresto, até porque quem ganha numa desta se acha na obrigação de manter o voto para quem está no poder. Seriamos pela qualificação dos cidadãos e no ofertarem frentes de trabalho, para que as famílias passem a ter perspectiva de vida e jamais esmolas que apenas ajuda na sobrevivência.
Quanto ao incidente (circunstância acidental) acontecido na última semana, sorte que o motorista é bom de volante, caso contrário, certamente terminaria em tragédia. O vereador Penteado está correto em insistir que a Prefeitura faça a manutenção e melhore as condições das estradas do interior do Município. O problema não são os motoristas, e sim, é visível a falta de estrada, até porque, parte da via cedeu e quase levou junto o microônibus que transportava alunos.
Uma cidadã esperou e não apareceu ninguém para cobrar estacionamento rotativo, então levou o cãozinho na veterinária, minutos depois constatou aviso de irregularidade, por falta de cartão. O veículo ficou na condição irregular, então para regularizar teve de pagar algo correspondente a 10 horas de estacionamento e recebeu 10 cartões de uma hora cada, caso não fosse atrás e deixasse decorrer o prazo estipulado, o aviso seria encaminhado ao Departamento de Trânsito para a lavratura do auto de infração, estando ainda sujeito as demais penalidades e medidas administrativas. É bom também os condutores de veículos automotores saberem defender, pois a empresa concessionária e a Prefeitura cobram permitir para ocupar vagas nas vias públicas, então penalizam qualquer um que estacionar em desacordo com as normas, consequentemente, ambos têm a responsabilidade e a obrigação de ressarcir danos e perdas, basta entrar na justiça e reivindicar direitos.
Deixe seu comentário