Ligeirinho
Fique por dentro
ü Até quando os moradores e também as empresas instaladas ao lado e aos fundos do Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli terão de esperar para uma solução dos problemas de enxurradas? De momento, o trabalho de prevenção ainda não foi executado, e sim, foram prestados serviços de limpeza na infraestrutura inadequada. É bom e necessário substituir a tubulação por galeria, inclusive, fazer um acompanhamento por onde passa a enxurrada no sentido de evitar futuro prejuízo material e até perda de vida, pois numa destas manifestações um cidadão foi socorrido, pois estava sendo levado pelas águas sobre a via pública.
ü É momento do Poder Público dar a sua contrapartida as empresas que geram impostos no município, sendo um exemplo, melhorar as condições das vias públicas, sendo um exemplo o acesso até a Auto Elite – concessionária Volkswagen. Sabemos que não tem como alargar as ruas, mas caso pretendam ajudar, podem fazer alguns contornos viários antes e depois da Auto Elite, favorecendo para que essa empresa possa receber os carros em veículo longo - Cegonha. É bom e necessário adequar a cidade na sua realidade, portanto, não adiante inventar moda e cometer equívocos ao congestionar a Rua XV de Novembro e dificultar o livre acesso por causa dos semáforos burros da cabeceira da ponte.
ü Um empresário capinzalense largou uma folha de cheque pré-datado, no entanto, o portador da ordem de pagamento depositou antes do prazo, então o titular da conta sofreu restrições bancárias e da entidade representativa. Encontramos a fonte http://www.jusbrasil.com.br, a qual assim informa: Depositar pré-datado antes gera indenização. Extraído de: Folha Online - 18 de Fevereiro de 2009 o STJ (Superior Tribunal de Justiça) aprovou súmula que estabelece o direito de cobrar indenização por dano moral, em caso de depósito antecipado de cheque pré-datado. Súmula é um instrumento jurídico usado para difundir como regra nas instâncias judicial inferiores o entendimento do STJ sobre um tema. Em sua nova súmula, de número 370, o STJ afirma: "caracteriza dano moral a apresentação antecipada do cheque pré-datado".
ü Os moradores da localidade de Linha Pellizzaro participaram das audiências públicas e reivindicaram iluminação pública, guarita para passageiros de ônibus e escolares, ainda telefonia com internet. Foram apenas três pedidos, no entanto, o ano de 2010 passou e não tiveram sequer um destes benefícios. Outra solicitação antiga é voltar a ter uma pavimentação asfáltica, já que deixaram o asfalto deteriorar. Os moradores enfrentam um sério problema de saúde pública, devido o pó de pedra, podendo causar sérios problemas pulmonares. Por incrível que pareça, na mencionada localidade são três grandes empresas instaladas, as quais enfrentam problemas de acesso, sendo de rua de chão batido.
ü No início do mês de janeiro estivemos na cidade de Penha, onde ficamos uns poucos dias na praia. O que nos chamou a atenção foi percorrer quase 400 quilômetros via Zortéa, Campos Novos, Brunópolis, Curitibanos, São Cristóvão do Sul, Pouso Redondo, Rio do Sul, Lontras, Indaial, Blumenau, Gaspar, Ilhota até Penha, dentre outras cidade mais, sendo que neste trajeto todo não encontramos sequer um buraco na SC-458, SC-470 e na BR-101, pois nestas regiões dão prioridade para a troca da camada asfáltica, já na abrangência da AMMOC e da AMAUC priorizam a dita operação tapa-buracos que não resolve nada.
ü Bons tempos na época em que Cide foi secretário da Agricultura de Capinzal, período que os mosquitos borrachudos não tinham a oportunidade de se criar. O combate era feito periodicamente, inclusive, o ex-secretário passou a ser conhecido como Cide Borrachudo. Apesar dos meses de agosto, setembro e outubro ser de pouca chuva, deixaram de fazer o combate, consequentemente, tivemos uma virada de ano com ataque violento das seringas voadoras.
ü O pessoal está cada vez mais religioso, no entanto, são inúmeros acontecimentos inesperados causando perda de vidas, prejuízo material e sequelas profundas. Chuva torrencial, enxurrada, granizo, furacão e muito mais vêm castigando várias regiões do Brasil. Quem sabe os malefícios atuais coincidam com o dilúvio, quando a única saída foi a Arca de Noé, ocasião em que a terra ficou debaixo da água. Quem sabe, numa desta os fiéis rezam em benefício próprio e não pelo coletivo, ou talvez, vão ao templo orar e lá fora são uma ferramenta da discórdia. A televisão mostra em seus noticiários povoados sendo arrasados, igrejas vindas abaixo, bíblias encontradas nos entulhos, o que pode caracterizar algo errado, quem sabe uma fé equivocada. A sociedade é mau, caso o filho de Deus descesse a terra poderia perder a vida, pois novamente não seria compreendido. Conforme o artigo “A excelência de Jesus Cristo”, para uns Ele será apenas um falsário ou impostor, para outros um grande líder religioso ou um profeta de destaque, e ainda para outros, certamente a maioria, Ele é quem disse ser: Deus em forma humana. (http://www.samuelpinheiro.com) O problema da sociedade é ser materialista, preconceituosa e não sabe dar o devido valor que o cidadão merece, pois fazem valer as riquezas e não as qualidades.
ü Foi visto num carro de certa dedetizadora uma ratazana caminhando sobre o pára-choque e depois de desfilar do lado de fora acabou entrando no veículo. Os roedores sabem que não podem com ele então a solução foi se ajuntar aquele que lhes condena a morte, para tanto, apenas mudam de residência. Se essa moda pegar, o dedetizador terá que contratar serviços de terceiros para acabar com os ratos dentro de seu carro e também do lar onde vive.
ü No início deste mês de janeiro morreu a cachorrinha Lilica, vítima de pontapés ou de atropelamento. Ela apareceu pela manhã numa agropecuária, praticamente com barriga arrastando no solo, então o pessoal levou-a para uma clínica de cães num centro próximo de Capinzal, a qual voltou bem e estava se recuperando. Infelizmente, o tempo passou e deu alguma rejeição e o cãozinho não resistiu. Muita gente cuidava e gostava da Lilica, principalmente, uma agropecuária, pois o animal indefeso sabia atravessar a rua melhor que muita gente, no entanto, apesar de ser um cão de rua, deixou saudades aos que gostam de animais.
ü Na Penha ouvimos a programação da Rádio Menina FM 100,5 de Balneário Camboriú, no domingo pela manhã, sendo um programa para que os cidadãos em nível regional elogiassem e reclamassem sobre qualquer assunto. A maioria das participações foram para reclamar da infraestrutura pública a desejar por parte das prefeituras, então o locutor ao vivo pedia ação da Prefeitura, inclusive, perguntava a onde estavam os vereadores da considerada oposição para cobrarem serviços do poder público. A imprensa e os meios de comunicação devem servir como porta voz dos cidadãos e os vereadores têm como função ser representantes dos munícipes no legislativo.
ü Em 2010 O TEMPO um jornal de fato postou em seu site enquete para que os munícipes pudessem eleger as prioridades para Capinzal, foram 24 opções, das quais foram essas mais votadas: Em primeiro lugar com 40% Anel viário? Tirar fluxo de veículos do centro de Capinzal e Ouro, construção ponte. Segundo lugar com 27% Contorno viário? Terceiro lugar com 13% atrair novas empresas e indústrias para o Município?Duas pontes p/ circulação de veículos em Capinzal e Ouro (vai e vem)? Em quarto lugar com 7º ficaram três respostas: Maior divulgação dos atos oficiais dos poderes Executivo e Legislativo? Unificar feriados em Capinzal e Ouro, emancipação e padroeiros. Passar de 02 para 04 feriados? Implantar Estacionamento rotativo? Caso o Executivo não priorize o anel e contorno viário, também atrair novas empresas para o Município, os vereadores devem pressionar, já que estes são os representantes do povo na Câmara Municipal. Também devem exigir maior divulgação dos atos oficiais e unificar os feriados.
ü Por incrível que pareça, dono de bar foi humilhado e xingado em frente de seus clientes, inclusive, a agressora verbal disse que deveria se apresentar com advogado para se defender. O fato deve-se que o casal é separado e um deles estava no bar tomando cerveja e seu filho bebia refrigerante, portanto, o proprietário vem sofrendo consequências, quem sabe, por abuso de poder. O bar é frequentado por cidadãos humildes, sendo o único local que o pessoal fez a virada do ano, já inúmeros comércios estavam com suas portas fechadas, além disso, um médico de fora lá esteve e achou o ambiente excelente. Se trabalhar é crime, então devem fechar todos os estabelecimentos comerciais da cidade.
ü Terminou a novela da Globo denominada Passione, sendo que ela influenciava familiares a terem casos amorosos entre si, também um simples funcionário chegou a ocupar o cargo de presidente da empresa e a malvadeza predominava. Agora iniciou Insensato Coração, onde as pessoas não se conhecem e a primeira atitude passam a se beijar, demonstrando vulgaridade e falta de valorização. De muitas novelas ainda se destaque a História de Ana Raio e Zé Trovão (SBT), a qual procura mostrar a cultura das regiões do Brasil, sendo reprise de 20 anos atrás. A grande baixaria da televisão é o dito Big Brother Brasil, onde predomina os pelados comtatuagens epiercens, onde também faltam boas maneiras nas refeições e em quase tudo dentro da casa. Mau exemplo para a televisão que se diz educativa e de entretenimento.
ü Por que será que em Capinzal os frios, carnes e vários outros produtos industrializados são mais caros do que em outros municípios da região? Periodicamente, é visto capinzalenses e também ourenses, principalmente, em Joaçaba fazendo compras de gênero alimentício. Será que são os atravessadores que deixam o produto mais caro nas prateleiras ou é no momento de faturar a mercadoria que o preço sobe e não desce mais?
ü É boato ou rumor que certo vereador colocou a “faca” no pescoço do prefeito, exigindo que seu afilhado político (ex-integrante da Diretoria da Educação do mandato anterior, o qual não aguentou a pressão e foi afastado) assuma a Secretaria da Indústria e Comércio. Por achar que esta com a bola toda, também exige para si a Secretaria de Infraestrutura. O Presidente do Partido da situação pode assumir a Chefia de Gabinete, para ser talvez o candidato a vice-prefeito, sendo que o atual titular do cargo passa a cuidar dos “negócios” da saúde. O Presidente do Partido antes de discutir a indicação para os cargos estaduais no município preferiu ir para a praia, deixando o “abacaxi” para ser descascado pelos companheiros. Tem suspeita numa localidade que alguém assumiu a Secretaria de Escola Municipal como servidora, porém, sem a habilitação em graduação na área de pedagogia, o que caracteriza acomodação política e descaso por partes dos vereadores da oposição. Vamos acompanhar as próximas movimentações políticas e o balé das diretorias e secretarias, consequentemente, poder melhor informar.
ü Como em Capinzal e Ouro ainda não unificaram os feriados, que pelo menos os feriados dos padroeiros e de emancipação político-administrativo dos municípios coirmãos venham a ser respeitado no exato dia, jamais antecipar ou protelar.
ü Cidadão em 2010 evitou um incêndio que poderia ser de grande proporção, o qual chegou antes dos bombeiros e da polícia. Ele foi rápido e convicto em salvar a loja, também escritórios e residências, para tanto, quebrou a porta de frente e apagou o fogo que resultaria num sinistro. O cidadão salvou a América, agora pretende salvar o Brasil.
ü A cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, a exemplo de outros municípios e estados vêm passando por sérios problemas na manifestação de chuvas fortes, enxurradas e cheias de rios. O Governo Federal, apesar de arrecadar fortunas, pouco ou quase nada faz de imediato, levando em conta a falta de água, alimentação, roupa, calçados e um novo lar. Neste caso, quem presta auxilia mesmo é o povo, abrindo mão de privilégio e passa a colaborar.
ü No final de 2010, sugerimos que fosse dado o bom nome de Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (Miroca) para a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Capinzal, Ouro e região, a qual faleceu no último dia 11 de novembro. Miroca além de ser bombeira voluntária, sugeriu a criação do Corpo de Bombeiros, ajudou na campanha pró-construção do prédio, ainda fez inúmeras ações solidárias quando prestava socorro. Infelizmente, as homenagens e reconhecimentos só acontecem após a morte. Se Miroca e sua família não merecem essa valorização, então quem mais estará apto para tanto?
ü Por incrível que pareça, quem sabe conseguiram falir um sindicato, inclusive, deixaram de dar satisfação a razão maior da existência da entidade: os associados. A Diretoria talvez impediu a comunicação ao suspender os serviços de telefonia, também deixou de prestar contas, não oportunizou uma Assembléia Geral, além disto, de maneira informal fechou o Sindicato e não possibilita que outros assumam o comando. Se existe uma parceria prefeitura e o sindicato, é bom os vereadores levantar a questão e pedir uma ação cabível e aceitável, até solicitar intervenção do Ministério Público, no sentido de evitar possível desmando e cumplicidade.
ü Deveria ser lei o edital nº027, de 27/09/2010 que abriu inscrições e estabeleceu normas para o processo seletivo destinado a prover vagas temporárias de excepcional interesse público, porém, agora é informado que os aprovados darão a vez aos futuros efetivos a partir de maio, no entanto, nas disposições gerais o processo seletivo deveria ter validade até 31 de dezembro de 2011. Os candidatos com formação superior quando se inscreveram pagaram R$ 50,00 de taxa para poder fazer a prova, da mesma forma para os demais cargos desembolsaram R$ 20,00, portanto, de certa maneira acabaram sendo iludidos para dois semestres e acabam ficando na função somente quatro meses.
Deixe seu comentário