logo RCN

Miniatura da Estação da RFFSA

Capinzal nas páginas da Revista História Catarina

      A Revista História Catarina traz a ilustração de miniatura da antiga estação ferroviária de Capinzal, numa obra de arte feita por Antônio Pasqual Sartori. Esse trabalho artesanal serve para mostrar quando o trem circulava na Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande do Sul. Fotografada por Jackson Betin e a reportagem da Bacharela e Licenciada em Geografia (UFSC, Mestre em Geografia (UFSC), Analice de Avila. Edição nº08, periodicidade meses de junho/julho e agosto de 2008, das páginas 21 a 25. 

Memória e significações: Influência da Colônia Ítalo-Gaúcha em Capinzal.

A memória de uma sociedade é a possibilidade de reconstituir aspectos da identidade em dado lugar. Ela é, ainda, uma forma de reconstituir o passado, o que pode influenciar o que acontece no presente e o que acontecerá no tempo que está por vir. A memória pode estar registrada em museus, bibliotecas, livros, fotografias, edifícios, enfim, em diversas formas de armazenamento de dados que simbolizam o passado, dando a idéia de continuidade. Porém, não se restringe somente a isso, pois a idéia de memória é, em conjunto, além das formas e dos objetivos, uma gama de possibilidades que nos ?remete? ao passado, e pode ser percebida no acontecer presente e até projetar sócio-espacial.

São cinco páginas de matérias trazendo a história de Capinzal desde o período da colonização e sua elevação à categoria de Município.

 

 

Estação Rede Ferroviária Federal S.A. ? RFFSA (Capinzal), exposto na Casa Artesanal Sartori.

Anterior

Visitando O TEMPO

Próximo

Agentes da Paz

Deixe seu comentário