Outubro de 1996: Dupla de 21 anos quebra tradição

Janeiro de 2015: a mesma dupla de 19 anos atrás inicia o terceiro ano do mandato
Um recorte de jornal datado de 28 de outubro de 1996. Através de uma breve matéria no Diário Catarinense, o jornalista Carlos Mello escreve um dos primeiros textos da carreira política de Rafael Laske e Marcos Weiss, hoje prefeito e vice de Joaçaba. Na época ambos foram eleitos vereadores nas eleições daquele ano.
Os jovens com 21 anos desde então permaneceram na carreira política direta e indiretamente. Na época foram reconhecidos por quebrar ao menos uma das tradições conservadoras da Câmara de Vereadores: a ausência de vereadores jovens. Hoje são novamente reconhecidos por mais uma vez quebrar a tradição e tornar o Poder Executivo de Joaçaba também mais jovem.
Neste ínterim o atual prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, foi duas vezes vereador, candidato a deputado estadual em 2002 e a vice-prefeito em 2004. Também já ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e agora administra Joaçaba pela segunda vez.
Ainda Marcos Weiss, o vice-prefeito de Joaçaba foi vereador por dois mandatos, Secretário Municipal de Saúde de Joaçaba, no período maio de 2004 até março de 2008. Nesse período foram feitos investimentos essenciais para a saúde da população, com a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), dos serviços de oncologia no Hospital Santa Terezinha, hoje Hospital Universitário. Marcos também já ocupou o cargo de coordenador regional da Fundação Meio Ambiente - FATMA Joaçaba, sendo o primeiro gerente a emitir licenças pelo código ambiental catarinense no governo Luiz Henrique da Silveira.
Iniciando 2015, no terceiro ano do mandato e após 19 anos das eleições de 1996, a dupla Rafael Laske e Marquinhos Weiss pretende avançar ainda mais nas ações e melhorias para Joaçaba. “Buscaremos cada vez mais os desafios dos problemas estruturantes de Joaçaba. Várias ruas precisam das obras e estaremos atentos a isso. Além disso, o nosso Acesso Adolfo Ziguelli também será finalizado até maio desse ano”, comenta o prefeito Rafael Laske.
Já o vice-prefeito Marcos Weiss deverá deixar a Secretaria de Saúde até o mês de fevereiro para poder se dedicar mais às atividades da prefeitura e de todas as secretarias. “Em 2015 teremos muitas novidades e conquistas ligadas ao desenvolvimento do nosso município. Estaremos atuantes quanto ao aeroporto, às ações da secretaria de educação e saúde e principalmente ao desenvolvimento econômico, considerando o potencial de Joaçaba no pólo regional”, salienta.
Outra grande obra que deverá seguir a passos largos neste ano é o parque municipal. “O Parque Municipal vai oferecer mais qualidade de vida à população que terá um espaço apropriado nos finais de semana para atividades relacionadas ao lazer e esporte. Acreditamos que até o início de 2016 toda comunidade joaçabense já poderá usufruir daquela estrutura”, expõe Rafael.
Assim como o texto de 1996 dizia, “origens e partidos diferentes, mas com vontade de trabalhar”. Ainda do mesmo modo se percebe o trabalho de Rafael Laske e Marcos Weiss, não somente frente à Câmara de Vereadores como foi um dia, mas também a frente da administração de toda Joaçaba. “Acredito que o segredo esteja na conversa, eu e o Rafael conversamos todos os dias desde a época das eleições até agora e isso se reflete na forma que conduzimos as ações”, finaliza Marcos.
Carla Dildey
Assessoria de Comunicação PMDB Joaçaba
Deixe seu comentário