PRESIDENTE DA ALESC HOMENAGEIA COPERIO
?A Coperio é motivo de orgulho para os catarinenses e modelo para o sistema cooperativista brasileiro?
Joaçaba - Esta foi à declaração do presidente da Assembléia deputado Jorginho Mello proponente da homenagem que a AL fez à Coperio de Joaçaba pelos seus 40 anos. “Esta é uma singela homenagem para aqueles que produzem e trabalham, os grandes responsáveis pela história vencedora da Coperio. A nossa região é composta por pequenos agricultores que se uniram para superar dificuldades e desta união nasceu uma forte cooperativa que é exemplo para todo o sistema cooperativista do Brasil”.
O presidente Jorginho Mello também falou da importância da Coperio no desenvolvimento econômico de Santa Catarina e a sua preocupação com as questões sociais e ambientais, principalmente em relação ao código ambiental estadual no qual teve um papel fundamental, projeto que será votado na Assembléia no dia 31 de março. “Queremos que Santa Catarina seja vanguarda nesta luta oferecendo subsídios para modificar a legislação federal, corrigindo distorções. Nesta luta não queremos vencedores e nem perdedores, que ganhe a economia do nosso Estado” frisou.
A mesa de honra foi composta pelo presidente da AL deputado Jorginho Mello, o deputado federal Celso Maldaner, pelos deputados estaduais Reno Caramori, Renato Hinnig, professor Sérgio Grando, Moacir Sopelsa, Giancarlo Tomelin e Romildo Titon, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC José Zeferino Pedroso, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc) e ex-presidente da Coperio, atual presidente Décio Sonaglio, secretário regional de Joaçaba Jair Lorenzetti representando o Governo do Estado, presidente da Ammoc e prefeito de Herval d’ Oeste Nelson Guindani, prefeito e vice-prefeito de Joaçaba Rafael Laske e Joventino De Marco e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba Fabiano Piovesan.
Com um grande público formado por sócios fundadores, ex-presidentes, funcionários da Coperio, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, convidados e autoridades regionais, a solenidade que foi realizada na noite de quinta-feira, dia 26, no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba, foi marcada por homenagens com entrega de placas comemorativas a 61 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cooperativa. Foram ex-presidentes e gerentes de unidades (lojas agropecuárias, fábrica de rações, posto de leite, centrais de produção de suínos e de inseminação). Os atuais presidente e vice-presidente da Coperio Décio Sonaglio e Geraldo Ferronato receberam a homenagem das mãos do presidente da AL deputado Jorginho Mello.
O presidente da Coperio Décio Sonaglio, disse que a sessão solene do Legislativo catarinense é histórica, já que é a primeira vez que o poder público presta uma homenagem à cooperativa. “Recebemos com muita honra e orgulho a homenagem deste importante poder, que reconhece o valor dos nossos agricultores, agradecemos ao parlamento catarinense e em especial ao nosso deputado Jorginho Mello autor da homenagem”. Em seguida acompanhou o ato administrativo, onde o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, doou ao município de Joaçaba um terreno que será transferido à cooperativa para a expansão de suas atividades.
Falando em nome dos associados da Coperio, o vice-presidente, Geraldo Ferronato, disse se sentir honrado e orgulhoso pelo reconhecimento da Assembléia aos 40 anos de história da Coperio. Ferronato fez um agradecimento especial ao proponente da homenagem deputado Jorginho Mello. O vice-presidente destacou a luta árdua da cooperativa nestes 40 anos de existência. “A Coperio é o que é hoje pelo forte trabalho de todos”, e fez questão de mencionar o nome de cada integrante da primeira diretoria da cooperativa.
COPERIO
Em 1969, um grupo de 56 agricultores do distrito de Nova Petrópolis, interior de Joaçaba, em busca de alternativas para a falta de assistência técnica na produção de grãos, principalmente o trigo, que era o principal produto da época criaram a Coperio. Hoje são sete mil sócios, sendo 95% mini e pequenos produtores baseados na mão-de-obra familiar, com forte tradição na suinocultura, gado leiteiro e produção de milho. O quadro funcional é formado por 520 colaboradores, além de dos terceirizados, que transportam a produção dos associados e os insumos para suas propriedades. Entre associados, colaboradores e familiares são mais de 20 mil pessoas, que formam a “Grande Família Coperio”.
A Coperio é considerada a extensão das atividades e dos negócios das pequenas propriedades, sendo responsável pela organização da produção agropecuária, possibilitando a inserção eficiente nos mercados. Atua ao longo das cadeiras produtivas, possibilitando a compra em comum de insumos (adubos, agro-químicos, máquinas agrícolas) e a venda da produção dos cooperados. Presta serviços de assistência técnica, armazenamento, industrialização, comercialização, assistência social e educacional. Está presente em 75 municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Deixe seu comentário