logo RCN

Projeto de Lei do Deputado Berlanda propõe gratuidade dos exames de Mormo e Anemia Infecciosa

Projeto de lei para tornar gratuitos os exames de Mormo e Anemia Infecciosa (AIE

O deputado estadual Nilso Berlanda (PL) apresentou projeto de lei para tornar gratuitos os exames de Mormo e Anemia Infecciosa (AIE) equina em Santa Catarina. As doenças em questão acometem cavalos, jumentos e os muares ou burros.

"A gratuidade desses exames tem por objetivo reforçar a prevenção e deve ser entendida sobretudo como uma política pública de bem estar animal e, especialmente, para manter o nosso Estado livre de doenças", explica o deputado Berlanda, que é proponente e coordenador da Frente Parlamentar do Agronegócio, Turismo Rural e Cultura Tradicionalista.

Os exames para diagnóstico de Mormo e Anemia Infecciosa equina são procedimentos complexos e essenciais, que só podem ser desenvolvidos em conformidade com a legislação, tais enfermidades fazem parte do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo já têm propostas semelhantes tramitando nas suas assembleias legislativas, e no Rio Grande do Norte, a gratuidade dos exames de Mormo e Anemia Infecciosa já é lei.

Em Santa Catarina são 463 Centros de Tradição Gaúcha e 1.496 piquetes, que envolvem atividades com equinos, além de criadores, animais usados no turismo rural, em competições, entre outras atividades.

HUST está desenvolvendo ações para melhoria no funcionamento da Emergência Anterior

HUST está desenvolvendo ações para melhoria no funcionamento da Emergência

Zortéa contemplado com sede própria do Cras Próximo

Zortéa contemplado com sede própria do Cras

Deixe seu comentário