logo RCN

REFLETIR... AGIR...PARA COMEMORAR A VIDA!

  • - Evani Marichen Lamb Riffel (Pedagoga e Psicopedagoga).

Evani Marichen Lamb Riffel Pedagoga e Psicopedagoga

      "Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles." (Rubem Alves)

        Estimado(a) leitor(a), a leitura de hoje nos remete à hábitos e atitudes recorrentes a uma educação ambiental consciente de urgência, na exploração sustentável dos recursos naturais do planeta Terra, nossa casa comum.   

Pergunto, pois: -Podemos mudar hoje de casa, de endereço?

      -Podemos mudar hoje de planeta, para habitar?

      Neste dia 05 de junho em data memorável pensamos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste próximo dia 17 será comemorável o Dia Mundial de Combate à Desertificação.

      ...Segundo o Aurélio, o verbo comemorar, significa fazer recordar, do qual deriva o adjetivo de dois gêneros, comemorável, que aqui amplifica propositalmente o sentido para trazer à memória, recordar, festejar, celebrar todos os dias o dia do Meio Ambiente, com hábitos sustentáveis e atitudes conscientes.

Refletindo:

      Num interessantíssimo texto que pode ser acessado na íntegra no Google, "Carta Escrita no Ano 2070" (extraído da Revista Biográfica Crônicas de Los Tiempos), onde a ficção atropela a realidade daqueles que fecham os olhos para não ver, e continuam explorando insustentavelmente, como predadores afoitos, os recursos naturais do planeta Água.

Pense a desertificação...

      Estamos no ano 2070... (fragmento da carta escrita no ano 2070):

(...) Em alguns países existem manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. A Água é um tesouro muito cobiçado, mais que ouro e diamantes. Aqui já não há árvores porque quase nunca chove..."

      Agir é agora, (2018), ainda há tempo...

 Manchetes no ano 2070 registram estranhos boletins de ocorrências, (na carta): "...Os assaltos por um galão de Água são comuns nas ruas desertas."

      E a carta finaliza assim: "-Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda humanidade compreendesse isto, quando ainda podíamos fazer algo para salvar o nosso Planeta Terra."

E... CELEBRAR A VIDA!

       Perdão pela austera reflexão!

 

            Enfim, pirlimpimpim, vamos à história moral de hoje, ou seja, vamos à fruição de Provérbios Populares que nos remetem à uma reflexão  apreciativa e instigadora... Pensando o Meio Ambiente, o combate à desertificação, a exploração sustentável da nossa casa comum: O Planeta Terra... e fazendo jus à bela frase inicial do saudoso Rubem Alves...

Provérbios Populares...

"Quem semeia vento colhe tempestade; Muitas vezes, desprezamos o que deveríamos valorizar; Quem tudo quer, tudo perde; É melhor prevenir do que remediar; Nada como um dia depois do outro; Quem com ferro fere com ferro será ferido; Falar é fácil, difícil é fazer; O bem com o bem se paga; Quem avisa, amigo é; A união faz a força..."

      ...Portanto faça sua parte na preservação do Planeta Terra, nossa casa comum!

P.S. Os provérbios são ditos populares (frases e expressões), que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida, criados na antiguidade, com aspectos universais, em decorrência disto sempre atuais para as mais variadas situações da vida.

 

 

                                                      

Copercampos desenvolve oficinas do Projeto Alegria de Viver na APAE de Campos Novos Anterior

Copercampos desenvolve oficinas do Projeto Alegria de Viver na APAE de Campos Novos

A semana é de Prevenção de Acidentes no Trabalho Próximo

A semana é de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Deixe seu comentário