REFLETIR... AGIR...PARA COMEMORAR A VIDA!

-
- Evani Marichen Lamb Riffel (Pedagoga e Psicopedagoga).
Evani Marichen Lamb Riffel Pedagoga e Psicopedagoga
"Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles." (Rubem Alves)
Estimado(a) leitor(a), a leitura de hoje nos remete à hábitos e atitudes recorrentes a uma educação ambiental consciente de urgência, na exploração sustentável dos recursos naturais do planeta Terra, nossa casa comum.
Pergunto, pois: -Podemos mudar hoje de casa, de endereço?
-Podemos mudar hoje de planeta, para habitar?
Neste dia 05 de junho em data memorável pensamos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste próximo dia 17 será comemorável o Dia Mundial de Combate à Desertificação.
...Segundo o Aurélio, o verbo comemorar, significa fazer recordar, do qual deriva o adjetivo de dois gêneros, comemorável, que aqui amplifica propositalmente o sentido para trazer à memória, recordar, festejar, celebrar todos os dias o dia do Meio Ambiente, com hábitos sustentáveis e atitudes conscientes.
Refletindo:
Num interessantíssimo texto que pode ser acessado na íntegra no Google, "Carta Escrita no Ano 2070" (extraído da Revista Biográfica Crônicas de Los Tiempos), onde a ficção atropela a realidade daqueles que fecham os olhos para não ver, e continuam explorando insustentavelmente, como predadores afoitos, os recursos naturais do planeta Água.
Pense a desertificação...
Estamos no ano 2070... (fragmento da carta escrita no ano 2070):
(...) Em alguns países existem manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. A Água é um tesouro muito cobiçado, mais que ouro e diamantes. Aqui já não há árvores porque quase nunca chove..."
Agir é agora, (2018), ainda há tempo...
Manchetes no ano 2070 registram estranhos boletins de ocorrências, (na carta): "...Os assaltos por um galão de Água são comuns nas ruas desertas."
E a carta finaliza assim: "-Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda humanidade compreendesse isto, quando ainda podíamos fazer algo para salvar o nosso Planeta Terra."
E... CELEBRAR A VIDA!
Perdão pela austera reflexão!
Enfim, pirlimpimpim, vamos à história moral de hoje, ou seja, vamos à fruição de Provérbios Populares que nos remetem à uma reflexão apreciativa e instigadora... Pensando o Meio Ambiente, o combate à desertificação, a exploração sustentável da nossa casa comum: O Planeta Terra... e fazendo jus à bela frase inicial do saudoso Rubem Alves...
Provérbios Populares...
"Quem semeia vento colhe tempestade; Muitas vezes, desprezamos o que deveríamos valorizar; Quem tudo quer, tudo perde; É melhor prevenir do que remediar; Nada como um dia depois do outro; Quem com ferro fere com ferro será ferido; Falar é fácil, difícil é fazer; O bem com o bem se paga; Quem avisa, amigo é; A união faz a força..."
...Portanto faça sua parte na preservação do Planeta Terra, nossa casa comum!
P.S. Os provérbios são ditos populares (frases e expressões), que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida, criados na antiguidade, com aspectos universais, em decorrência disto sempre atuais para as mais variadas situações da vida.
Deixe seu comentário