Retrospectiva 2024: rodovias estaduais têm salto de qualidade e 50% são consideradas ótimas ou boas

Foto: Roberto Zacarias / SECOM
O Programa Estrada Boa, criado e lançado pelo governador Jorginho Mello, completou um ano em agosto de 2024. E os números neste período
mostram um salto de qualidade nas rodovias estaduais: houve um aumento de 23% nos segmentos rodoviários considerados ótimos e bons. Em julho de 2023, o percentual de rodovias estaduais avaliadas como ótimas ou boas era de 27% da malha pavimentada. Um ano depois, em julho de 2024, este índice saltou para 50% da malha rodoviária estadual, fruto dos investimentos consistentes e históricos do Programa Estrada Boa, o maior
da história rodoviária de Santa Catarina.
A meta do Governo, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, para 2025, é chegar a 73% da malha em estado ótimo ou bom.
No período de pouco mais de um ano, estão em recuperação mais 1.000 quilômetros de rodovias, sem contar os segmentos que estão com
implantação asfáltica onde havia somente uma estrada de chão batido, como é o caso da SC-452, entre Vargem e Abdon Batista.
Obras em todas as regiões

1.510,54 Km em todas as regiões do Estado. Importante ressaltar que os dados são referentes aos 5.158,6 Km de vias estaduais pavimentadas. Há
outros 1,2 mil quilômetros de estradas sem pavimento, de chão batido.
Santa Catarina tem 131 rodovias sob jurisdição estadual e mais de 600 pontes, incluindo as três ligações entre a Ilha de Santa Catarina e a
região continental de Florianópolis.
Diante da realidade consolidada e detalhada pelas oito coordenadorias da SIE, o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa
Catarina inclusive contestou dados divulgados em novembro pela Pesquisa CNT das Rodovias 2024.
“Temos 5 mil quilômetros de malha pavimentada. Estamos pavimentando outros 200. Percorri, desde que assumi, todas as estradas estaduais. Nós
vamos de carro para ver realmente onde está o problema. Primeiro que nós temos uma malha viária de mais de 6 mil quilômetros de rodovias
estaduais e mais quase 2 mil de federais. A pesquisa divulgada, que eu respeito, praticamente pegou 20% das estradas. Vou dar um exemplo. A
SC-477 é uma das estradas citadas. E ela é extensa, mas vamos pegar de Canoinhas a Major Vieira. Desde os anos 1980, nada foi feito. Hoje nós
temos uma restauração de pavimento em concreto, rígido, dos 34 Kms, temos mais 80% da restauração pronta. Até janeiro, a empresa entrega
100% da via”, explica Jerry Comper, salientando outras rodovias que estão sendo restauradas em concreto, como a 305 e a 160.
O secretário adjunto da Infraestrutura, Ricardo Grando, observa ainda que há trechos que já se encaminham para o fim das restaurações e
revitalizações e que em breve muitas entregas serão feitas pelo Governo do Estado. “Esses trechos têm se encaminhado para a conclusão dos
trabalhos, que quando terminados teremos um salto ainda maior no índice de bom e ótimo nas nossas rodovias”, afirma.
Obras estruturantes

Estão em andamento 47 obras estruturantes, em todas as regiões do Estado, dentro do Programa Estrada Boa, lançado pelo governador Jorginho
Mello em agosto do ano passado e que avança atuando inclusive em rodovias que estavam há 30 anos sem receber qualquer investimento.
No total, o Estrada Boa já tem uma lista de 64 obras. Todas elas foram definidas durante conversas diretas do governador Jorginho Mello
com os prefeitos dos 295 municípios catarinenses.
Maior da história
O Estrada Boa começou com orçamento de R$ 2,165 bilhões, mas já está com mais de R$ 3,5 bilhões – considerados os dados de manutenção e
conserva – projetados para as obras em andamento. Fruto de economias do governo.
O secretário da Infraestrutura também explica que o Governo do Estado, por meio da SIE, está investindo mais de R$ 1 bilhão em
manutenção de rodovias nos próximos dois anos.
Outro aspecto fundamental do trabalho da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade no último foi o investimento histórico em manutenção de
rodovias. Os contratos nessa área das oito coordenadorias foram refeitos. Bem mais robustos financeiramente e num formato administrativo
bem mais prático e de resultados diretos mais rápidos para a população.
Outros dados importantes e relevantes apresentados por Jerry Comper: a Infraestrutura tem 114 convênios com municípios e já pagou, desde 2023,
quase R$ 362 milhões nesse segmento.
Além disso, a pasta, no mesmo período, firmou 1.280 convênios diretos com os municípios, totalizando pagamentos da ordem R$ 891 milhões.

Parceria
A parceria entre o Governo do Estado e os municípios é uma das diretrizes da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), levada à
risca pelo secretário Jerry Comper e pelo adjunto, Ricardo Grando, por determinação do governador Jorginho Mello.
“Os convênios e parcerias com os municípios são uma das nossas prioridades, além, é claro, das implantações e revitalizações de
rodovias”, contextualiza Jerry Comper.
Por fim, e não menos importante, o Governo do Estado, por meio da SIE, tem investido pesado em convênios e transferências de recursos aos
municípios.
O ano de 2024 fecha com 115 convênios entre o Estado e cidades catarinenses, com repasses estaduais da ordem de R$ 378 milhões.
Já em relação às transferências, que foram normatizadas pela Assembleia Legislativa, a Infraestrutura do Estado termina o ano contabilizando repasses de R$ 891,6 milhões aos municípios.
Escrito por:
ASCOM | SIE
Assessoria de imprensa da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade
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