Prefeitura de Campos Novos lança Programa “Comunidade em Ação” na localidade de Rio Pardo |
SECRETARIA DA SAÚDE DE IPIRA
SECRETARIA DA SAÚDE DE IPIRA REALIZA NOVO ENCONTRO COM HIPERTENSOS E DIABÉTICOS
A Secretaria de Saúde de Ipira através do programa Estratégia Saúde da Família realizou na sexta-feira (8) encontro bimestral com dois grupos de hipertensos e diabéticos da sede do Município. As atividades foram realizadas pela manhã e tarde. Os participantes receberam medicação e foram pesados para futura avaliação nutricional. A odontóloga da Equipe de Saúde da Família I fez palestra sobre o câncer bucal, esclarecendo dúvidas sobre o que é o câncer, quais os principais sinais e sintomas, as principais lesões pré-malignas (as que se não forem tratadas poderão evoluir para um tumor), as principais lesões malignas (tumores), o que fazer para evitar o câncer e, também foi feita a demonstração de como realizar o auto-exame em casa, para possível detecção de algum sinal precoce de lesão que poderá se tornar um tumor.
Saiba mais sobre o câncer bucal:
É uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca). Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Câncer Bucal está entre o 8º tipo mais prevalente no sexo feminino e o 5º no sexo masculino. Os principais fatores de risco são: pessoas do sexo masculino, com idade superior a 40 anos, fumantes, alcoólatras, desnutridos, imunodeprimidos, exposição crônica ao sol (sem barreiras de proteção), portadores de próteses mal-adaptadas, higienização bucal precária e irritação crônica local. Os sinais indicativos de anormalidade na boca incluem feridas que não cicatrizam em duas semanas, manchas brancas, vermelhas ou negras, carnes crescidas, caroços, bolinhas duras e inchaço na boca, dificuldade para movimentar a língua, sensação de dormência na língua, dificuldade para engolir e caroços aumentados no pescoço. O câncer bucal tem cura, porém 70% dos casos são diagnosticados quando a lesão já está em fase avançada, dificultando o tratamento.
Auto-Exame:
Realize diariamente o auto-exame da cavidade bucal, da seguinte maneira:
1) veja se em seu rosto há algum sinal que você não notou antes;
2) observe no lábio se há manchas ou feridas;
3) puxe o lábio de baixo e examine-o por dentro; faça o mesmo com o lábio de cima;
4) abra a boca e estique a bochecha; faça isso dos dois lados;
5) ponha a língua para fora e observe sua parte de cima;
6) puxe a ponta da língua para o lado direito e depois para o lado esquerdo e observe as laterais da língua;
7) coloque a ponta da língua no céu da boca e examine a parte de baixo da língua e o soalho da boca;
8) incline a cabeça para trás e examine o céu da boca;
9) ponha a língua pra fora, diga “A, A, A,...” e observe a garganta.
A presença de qualquer “anormalidade” merece um exame mais detalhado, então procure um dentista para que seja realizada uma avaliação mais precisa e que possibilite um diagnóstico e tratamento em caso de necessidade.
Secretaria da Saúde distribui medicamentos aos inscritos no programa.
Odontóloga deu dicas para evitar câncer bucal.
Deixe seu comentário