logo RCN

Sicoob Credija e Sescoop formam turma do Programa 'Mulheres Cooperativistas'

  • - Turma do Programa Mulheres Cooperativistas do Sicoob Credija

Programa Mulheres Cooperativistas

Após formação do Núcleo Feminino, as 32 mulheres que participaram do Programa Mulheres Cooperativistas, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), em parceria com o Sicoob Credija, receberam certificado durante solenidade de formatura realizada, recentemente, em Jacinto Machado. O evento contou com a presença de familiares, lideranças cooperativistas e convidados.

O grupo visa promover e incentivar o engajamento e participação das mulheres no quadro social cooperativo, com uma atuação comprometida no auxílio e realização de ações que enalteçam, cada vez mais, o cooperativismo e seus princípios. 

O vice-presidente do Sicoob Credija, Donato Semprebon, ressalta que a formação do Núcleo só foi possível devido a união entre a cooperativa e o Sescoop, juntamente das mulheres, que estão comprometidas com este projeto, que carrega o cooperativismo em sua esssência. O projeto teve inicio no mês de maio e contou com seis módulos.

O presidente do Sicoob Credija, Wolni José Walter, afirma eu investir nas pessoas faz parte dos princípios cooperativistas e ajuda a promover a sustentabilidade do segmento. "As mulheres já possuem uma característica de sensibilidade e esse atributo certamente potencializará cada dia mais os trabalhos que desenvolvemos", defende o presidente.

Para a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza, é gratificante formar novas turmas e perceber os resultados significativos em cada grupo. "O programa Mulheres Cooperativistas visa incentivar o fortalecimento da cooperativa e do cooperativismo, desenvolvendo e aperfeiçoando atitudes, habilidades e competências necessárias para a melhor atuação feminina no quadro social cooperativista. É um orgulho observar que esses objetivos vêm sendo alcançados com tanto êxito", finaliza. 

PROGRAMA

O Programa Mulheres Cooperativistas iniciou em 2013 com o projeto piloto na Coopersulca e na Coopera. Em 2014, passou a ser disponibilizado às demais cooperativas. Desde então, foram formadas 17 turmas com a participação de mais de 590 mulheres de 14 cooperativas do Estado. O programa está fundamentado em quatro eixos temáticos principais: cooperativismo, liderança cooperativista e protagonismo feminino, bem como organização do quadro social. Ao todo, são seis módulos e a última etapa consiste na organização/constituição do núcleo feminino. 

Entre os resultados esperados, além da constituição de núcleos femininos e projeção de potenciais cooperadas e de lideranças cooperativistas, estão o maior envolvimento e participação ativa da mulher na cooperativa, ampliação do comportamento empreendedor e do protagonismo feminino, fidelização da família associada, fortalecimento da identidade cooperativista e valorização da mulher.

 

 

 

 

MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Ação Cooperada em Herval do Oeste teve 7.599 atendimentos Anterior

Ação Cooperada em Herval do Oeste teve 7.599 atendimentos

Empreendedorismo em foco na universidade Próximo

Empreendedorismo em foco na universidade

Deixe seu comentário