Conviva Rural faz primeiro Arraiá na Comunidade de Vila União |
Sindicato Rural de Capinzal em parceria com a FAESC e SENAR transforma a realidade do campo

O Sindicato Rural de Capinzal vem juntamente com a FAESC - Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina e SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Transformando a Realidade do Campo em Capinzal e Região.
Com os Programas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), desenvolvido pelo SENAR, tem sido um verdadeiro impulsionador do crescimento e da inovação no campo. Em Capinzal, essa iniciativa tem alcançado resultados extraordinários, especialmente no setor da Bovinocultura de Corte, com 30 produtores beneficiados pelo programa. A ATeG visa não apenas otimizar a produção, mas também proporcionar uma gestão mais eficiente e assertiva para os produtores rurais.
O grande foco da ATeG é promover a evolução genética do rebanho, com destaque para a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e o repasse de touros. Em 2024, foram realizados 1.228 protocolos de IATF, consolidando a eficácia do programa na melhoria genética do rebanho.
O programa busca melhorar a qualidade da produção, capacitando os produtores a tomarem decisões estratégicas, baseadas em dados precisos, para garantir uma produção rentável e sustentável.
Além da Bovinocultura de Corte, a ATeG também se expande para outras cadeias produtivas da agricultura familiar. No ATeG de Apicultura, 30 apicultores estão sendo acompanhados, com 110 apiários e mais de 1.300 colônias. Já no setor de ATeG de Leite, 28 propriedades recebem suporte nas áreas de manejo sanitário, nutrição, cria e recria de bezerros, e manejo de pastagens.
Durante o período de dois anos de acompanhamento, os técnicos especializados realizam visitas mensais às propriedades, oferecendo orientação personalizada em todas as etapas da produção. O trabalho começa com um mapeamento detalhado da propriedade, levando em consideração desde a estrutura física até os aspectos econômicos. São analisadas as áreas utilizadas, o tipo de atividade desenvolvida, o rebanho, as pastagens e as necessidades do produtor. Com base nesse diagnóstico, iniciam-se ações de melhorias, como análises de solo, correções, adubações e a implantação de pastagens adaptadas às condições da região e às necessidades dos animais.
Os três programas de assistência – ATeG de Corte, ATeG de Leite e ATeG de Apicultura – têm se mostrado fundamentais no fortalecimento da pecuária e da agricultura familiar da nossa região.
O Sindicato Rural de Capinzal, Faesc e SENAR e seus técnicos continuam a trabalhar para garantir que os produtores rurais tenham as melhores ferramentas e o melhor suporte possível, sempre com foco na inovação, sustentabilidade e rentabilidade. Com a ATeG, o futuro da produção rural em Capinzal e nos municípios vizinhos se apresenta cada vez mais promissor.
Em 2024, o Sindicato Rural de Capinzal também realizou 46 cursos do SENAR, capacitou 683 pessoas, com foco em temas essenciais para a melhoria da gestão e da produção rural. Além disso, promoveu Leilões de Gado Geral, sendo dois em Capinzal e dois em Zortéa, comercializou 1.236 animais e movimentou R$ 3.390.380,00 entre os municípios, proporcionando novas oportunidades para os produtores.
O SENAR através do Sindicato Rural de Capinzal investiu R$: 675.083,42 em Capinzal, Ouro e Zortéa.
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário