TERRITÓRIO DA CIDADANIA MAIS PRÓXIMO DOS MUNICÍPIOS
Ammoc
Joaçaba - “Aproximar o Território da Cidadania dos municípios e avaliar a repercussão dos programas na região”. Este foi o enfoque principal da reunião entre o delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) em Santa Catarina Jurandi Gugel e o articulador estadual dos Territórios em Santa Catarina Alexandre Santos da Silva com os prefeitos que compõem a diretoria da Ammoc. Presidente Nelson Guindani prefeito de Herval d’ Oeste, Rafael Laske prefeito de Joaçaba, Hilário Chiamolera prefeito de Lacerdópolis, Lenita Dadalt Fontana prefeita de Erval Velho e o secretário executivo da Ammoc Carlos Brustolin.
Gugel salientou que os municípios desconhecem em muitos aspectos a política do programa Territórios e que é necessária uma aproximação maior. A idéia é em junho ou julho trazer para a região da Ammoc técnicos de Brasília para fazer uma capacitação com equipes de profissionais das Prefeituras, equipes técnicas que estejam comprometidas com o Programa Territórios da Cidadania. “Precisamos melhorar a comunicação do Programa, com projetos articulados condizentes com a realidade de cada região”.
O Território Meio Oeste Contestado é composto por 29 municípios, dos quais 13 pertencem a Ammoc e 16 á Amai de Xanxerê. “São dois pólos com características econômicas e sociais diferentes e isso acaba gerando uma discussão por recursos e projetos, temos então que equalizar isso com diálogo e pontes para melhorias.” Na oportunidade foi salientada ainda a importância de estreitar o relacionamento entre municípios e os governos federal estadual, esferas de poder público que integram o Território, mas que não estão em consonância.
A finalidade é criar uma harmonização entre os pólos para que não haja competições nas regiões e buscar uma flexibilidade maior nas resoluções dos problemas de cada um. “Existe a necessidade de clareza para os municípios sobre o Território. Temos que compatibilizar quais as prioridades do projeto e o que os municípios realmente precisam, por exemplo, infraestrutura é uma ação mais necessária na região de Xanxerê e não tão urgente aqui”.
Gugel também fez questão de destacar o trabalho realizado pela Ammoc. “A associação está fazendo um trabalho fantástico em relação ao Programa Territórios da Cidadania.”. Segundo o delegado em 2008 dos R$ 116 milhões previstos em investimento no Território Meio Oeste Contestado 94 % foram aplicados e a maior demanda foi para a área de Assistência Social. Para 2009 estão previstos investimentos de cerca de R$ 142 milhões no desenvolvimento de 45 ações.
O presidente da Ammoc, prefeito Nelson Guindani, elogiou a iniciativa do MDA. Ele destacou que é muito importante esta capacitação proposta pelo Território, pois ao conhecer o funcionamento do programa, as ações propostas e os recursos locados para cada uma delas, será possível os municípios apresentarem projetos que venham ao encontro das reais necessidades das comunidades.
Deixe seu comentário