logo RCN

UM PAÍS E SEUS CABEÇAS

  • - Evani Marichen Lamb Riffel (Pedagoga e Psicopedagoga).

Artigo de Evani Marichen Lamb Riffel Pedagoga e Psicopedagoga

Estimado(a) leitor(a), para ilustrar o momento atual do nosso amado Brasil, ao garimpar na biblioteca por novas leituras, deparei com a maravilhosa Edição Comemorativa dos 100 anos de Carlos Drummond de Andrade, uma coletânea de contos plausíveis.

      A página 46, do citado livro e autor, estampa em orgia política o fenômeno governamental dos parlamentares de certo país, que agiam sem cabeça, essa parte tão importante do corpo, cuja ausência é notada por um deles.

      Vitória, vitória... Vamos à história?

      Quem conta um conto, aumenta um ponto, temo tocar no ponto mas toco por encanto, ao conto reconto fiel deste drumondiano conto:

"A Volta das Cabeças"

      Naquele País, os parlamentares funcionavam sem cabeça e nem se davam conta disso. Os corpos moviam-se como se fossem dirigidos por uma central reflexiva e determinativa, no alto do pescoço, e tudo corria com normalidade- normalidade especial, não é preciso acrescentar.

      Um dia, certo deputado reparou na falta de cabeça e sentiu-se constrangido. Já não fazia os gestos com a mesma perfeição, e experimentava o que se poderia chamar de dor de cabeça sem cabeça.

      Convocou alguns colegas e mostrou-lhes que eles também precisavam recuperar o crânio perdido. Muita gente já observara o fenômeno e duvidava da legitimidade de representantes destituídos de parte tão importante como a cabeça.

      Um dos colegas admitiu a lacuna de que padeciam todos, mas alvitrou que ela poderia ser corrigida com cabeças de papelão, que são mais leves.

      -Nada disso - falou o que tivera a iniciativa da recolocação.

      -Temos que repor nossas cabeças verdadeiras.

      Saíram à procura das ditas, e muitos não as encontraram. Outras tinham-se convertido espontaneamente em cabeças de alfinete. Umas tantas conservavam-se intactas e foram correndo instalar-se no pescoço de seus donos.

      Mas o Governo, prevenido daquele movimento, coçou a cabeça, meditou e decidiu:

      -Isso é que não. Para recolocar a cabeça no lugar, preciso de autorização superior. E esta eu só dou lenta e gradualmente. Primeiro recoloque-se o queixo. Mais tarde a boca. Depois o nariz, olhos etc.  Mas só um olho de cada vez. E uma só orelha também. O tampo fica para o fim. Com o correr dos dias vocês terão cabeças ótimas, até com idéias próprias.

       Leitor(a), questionar, debater, argumentar, refletir é leitura obrigatória das entrelinhas de qualquer gênero textual, que se nos apresenta, representa, enreda, discorre, testemunha, documenta, registra textos verídicos ou ficcionais, fictícios...

E, agora José?!!...

      Pensa, abstrai, espreme o teor do conto "A Volta das Cabeças", interroga o intelecto e veja a abrangência do conto no tempo que passou, tão antiga a edição que o vocábulo ideia, é ainda acentuado, quando sabemos que conforme o acordo ortográfico que vigora desde 2009, os ditongos abertos em palavras paroxítonas perdem o acento agudo.

      Pergunto:

      -Poderia ser mais atual? As cabeças voltaram? Voltam lenta e gradualmente?

      A "ideia" agora, num significado Aureliano, é usada aqui num sentido mais lato, como expressão que traz implícita uma presença de intencionalidade:

      -Quem reorganiza, quem comanda, quem reergue as ideias de  "Um País e seus Cabeças?"

      -Aquele País, geograficamente situado América do Sul, com uma extensão de 8.514.876 quilômetros quadrados, o maior da América do Sul e o quinto maior em extensão do planeta, com aproximadamente 207,7 milhões de habitantes (dados de 2016), terá quando a "Volta das Cabeças" governamentais?

      -Terão cabeças e até ideias com urgência, para salvar o barco que afunda lenta e gradualmente?

       "Que País é esse?" (Legião Urbana)

Nas favelas, no senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a Constituição

Mas todos acreditam

No futuro da nação

Que País é esse?

 

'Saúde em Ação' Anterior

'Saúde em Ação'

Piratuba mostra seus atrativos turísticos em evento do Mercosul Próximo

Piratuba mostra seus atrativos turísticos em evento do Mercosul

Deixe seu comentário