logo RCN

Uma relíquia

Jeep DKV encanta Capinzalense e Ourense

 

Um Jeep DKV Candango 1959, a gasolina, todo original, essa é uma relíquia do empresário Euclides Dacas, também proprietário do Ferro Velho Cachimbo, empresa situada no Parque Jardim Ouro. Esse carro é muito bem cuidado, inclusive tem uma garagem somente para ele, porém, quando sai pelas ruas centrais de Capinzal e Ouro chama a atenção dos Capinzalenses, Ourenses e visitantes.

A DKW é uma marca histórica de automóveis e de motocicletas, associada em todo o mundo a motores com ciclo de dois tempos, que teve seus automóveis fabricados sob licença no Brasil pela Vemag entre 1958 e 1967. A DKW foi uma fábrica alemã fundada em 1916 pelo engenheiro dinamarquês Jørgen Skafte Rasmussen que, em 1932, com a Grande Depressão, se uniu por sugestão do Saxon National Bank a outras três fábricas, a Audi, a Horch e a Wanderer, para formar a Auto Union. Em 1938, o grupo ganhou a participação da NSU. Em 1957, a Auto Union foi adquirida pela Daimler-Benz e, em 1964, pela Volkswagen, passando então a ser denominada Audi.

Logotipo da DKW, com o símbolo da Auto Union, em um de seus produtos. A sigla DKW significava inicialmente \"Dampf Kraft Wagen\", carro de força a vapor, já que os primeiros produtos oferecidos pela empresa foram pequenos motores a vapor. Com o tempo, a empresa passou a oferecer motores a gasolina com ciclo de dois tempos, mas a denominação DKW foi mantida. Esses primeiros modelos de motor de dois tempos foram adaptados para brinquedos e foram denominados \"Des Knaben Wunsch\", o desejo dos meninos. Uma outra versão foi adaptada para motocicletas e denominada \"Das Kleine Wunder\", a pequena maravilha. Esta última denominação permaneceu ao longo do tempo e apareceu em vários textos promocionais da marca em todo o mundo.

A DKW utilizava como símbolo o brasão mostrado na figura à esquerda, com um tom vibrante de verde como cor associada à marca. A Auto Union adotou como símbolo quatro argolas entrelaçadas, representando as quatro empresas que se uniram no início dos anos 30. A argola mais à esquerda representa a Audi, a segunda representa a DKW, a terceira a Horch e a última, mais a direita, representa a Wanderer. Quando a DKW passou a fazer parte da Auto Union, seus símbolos sempre apareceram juntos.

O Munga foi lançado em outubro de 1956 e produzido até dezembro de 1968, com grande aceitação pelos militares. No Brasil, foi produzido pela Vemag, denominado como Candango, entre 1958 e 1963. Atualmente, milhares de saudosistas por todo o mundo colecionam motocicletas e automóveis fabricados pela DKW, que foi um marco na história automobilística.

 

Anterior

Vende-se prédio

Próximo

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DO BAIXO VALE DO RIO DO PEIXE

Deixe seu comentário