Usina Hidrelétrica Machadinho
Usina Hidrelétrica Machadinho incentiva uso de fontes alternativas de energia
Duzentas garrafas pet, 200 embalagens de caixas de leite, um pouco de dedicação e incentivo ao consumo consciente. Simples assim. Pelo menos duas escolas da região já implantaram o sistema de aquecimento solar feito com materiais recicláveis. Os educandários tiveram o apoio de um dos colaboradores da Usina Hidrelétrica Machadinho, Marcelo Alves Marcelino, que ministrou uma oficina para repassar o procedimento de construção do sistema.
O grande objetivo da Usina Hidrelétrica Machadinho com este projeto é comprovar que é possível, com uma reciclagem direta e sem qualquer processo industrial, reutilizar embalagens (pós-consumo) em projetos socioambientais. Os adeptos ao sistema conseguem aliar conforto, qualidade de vida a economia de energia elétrica.
Para a diretora de uma das escolas, Dirce Backs, o projeto é a prova de que ações sustentabilidade podem ser inseridas no dia a dia, “se cada um de nos praticar um pouco de consumo consciente será possível garantirmos um futuro melhor”.
Além do conforto térmico, a iniciativa intensifica as ações de consciência ambiental em relação aos resíduos e ao uso de fontes alternativas de energia. As escolas que instalaram o sistema em 2010 com o apoio da Usina Hidrelétrica Machadinho foram a Madre Cândida Justina de Maximiliano de Almeida (RS) e Hedi Klein Matzembaker de Ipira (SC).
Legenda: Integrantes das escolas participam de oficina para aprender o procedimento de instalação do aquecedor solar.
Deixe seu comentário