Visita ao Artesanato Sartori

Alunos da Escola Mater Dolorum -Ensino Integral, juntamente com o professor Carlos Antônio Tobaldini, a professora Salete Joceli de Freitas e a Coordenadora Sandra Demim visitaram a casa de Artesanato do seu Antoninho Sartori.
No dia 09 de maio os alunos da Escola Mater Dolorum -Ensino Integral, juntamente com o professor Carlos Antônio Tobaldini, a professora Salete Joceli de Freitas e a Coordenadora Sandra Demim visitaram a casa de Artesanato do seu Antoninho Sartori em uma pesquisa de campo do Projeto de Pesquisa "Onde Estamos", com o propósito de conhecer a história de Capinzal, bem como compreender a trajetória da construção da cidade e dos moradores ao longo do tempo.
Seu Antoninho Sartori é conhecido por todos na cidade, como uma memória viva de Capinzal, pois possui um vasto conhecimento sobre a cidade desde a sua construção até os dias atuais. Na visita seu Antoninho Sartori recebeu os alunos com muito carinho, mostrou os artesanatos da casa e contou algumas histórias fazendo referência aos objetos. Os alunos ficaram encantados com a riqueza de detalhes com que seu Antoninho descrevia os acontecimentos, inclusive citava nome de pessoas importantes que ajudaram construir a cidade de capinzal, bem como as datas dos acontecimentos que ele presenciou, também falou do escritor Dr. Vitor Almeida e contou alguns contos do seu livro, inclusive foi com um dos livros citado por ele que os alunos já haviam feito uma pesquisa bibliográfica.
Também mostrou o antigo e 1º Colégio Estadual Santa Catarina em 1934, no então Distrito do Rio Capinzal, que posteriormente em 1949 passou a ser a Mater Dolorum, e foi a escola em que seu Antoninho estudou no primário, neste momento então surgiram muitas lembranças sobre piano que havia na casa onde foi construída a escola, dentre outros. Comentou também sobre a primeira igreja construída e que depois pegou fogo, o Clube Ateneu que era somente para sócios, o campo de futebol onde hoje é a rodoviária, a ferrovia, o contestado, a grande enchente que destruí todas as casas que haviam na beira do rio Capinzal e depois desse fato as famílias foram remanejadas para a Vila 7 de julho e que recebeu este nome por ser a data em que oconteceu a enchente que foi no dia 07/07/1983.
Na sequência para descontrair também contou algumas piadas da sua época, ainda recitou alguns versos de importância inestimável. O qual recitou com a alma e o coração, passou alguns ensinamentos que ficarão para sempre na memória dos alunos.
Os alunos da escola e os professores agradeceram ao seu Antoninho por doar o seu tempo e compartilhar conhecimentos sobre a memória de Capinzal, a ele resumiram então as seguintes palavras: respeito e gratidão.
Antonio Pasqual Sartori é artista plástico, historiador e recebeu o Título de Cidadão Honorário de Capinzal.
Deixe seu comentário