logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Deputado Mário Motta viaja a China para dar início ao projeto Para Mudar de Vida

Nesta iniciativa, 120 estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de realizar um intercâmbio estudantil na Ásia

O deputado estadual Mário Motta (PSD) está de malas prontas para a China, onde fará o lançamento do projeto Para Mudar de Vida. O parlamentar participará como palestrante do maior congresso educacional da Ásia, o China Annual Conference & Expo for International Education (CACIE) 2025, de 29 a 31 de outubro, em Pequim. Nesta iniciativa, 120 estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de realizar um intercâmbio no país asiático, estudar em conceituadas instituições de ensino e estagiar em multinacionais do ramo da tecnologia.

Estarão na comitiva o CEO da empresa Tang Chinese Education na América Latina, Marlon Reis, e a gerente de Ensino Médio e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (SED), Jocelete Isaltina da Silveira dos Santos. O projeto, o primeiro do gênero em Santa Catarina, será apresentado a 96 países durante o congresso. Os estudantes selecionados passarão por uma qualificação em áreas estratégicas como mecatrônica, eletrônica e mecânica, além de ajudar a abrir ainda mais as portas da indústria catarinense para o mercado global.

“É com grande entusiasmo que comunico que essa ideia que surgiu lá atrás, com o Marlon Reis, agora está mais perto de se tornar realidade. Estamos falando de 120 jovens da rede pública que irão se imergir em um dos principais polos tecnológicos do mundo, para aprenderem o que há de mais moderno em inovação nessas áreas vitais para a indústria catarinense”, destaca o deputado Mário Motta.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é que o Para Mudar de Vida se torne uma política de estado e anualmente promova a internacionalização aos estudantes da rede estadual, a exemplo de iniciativas já consolidadas pelos governos do Paraná e de São Paulo. Além disso, o programa pretende estreitar as relações diplomáticas com a China, que ao lado dos Estados Unidos, é o maior parceiro comercial de Santa Catarina e do Brasil.

“Ao meu ver, essa é a maior ação estratégica que o Estado pode promover em favor do desenvolvimento social e econômico. Não estamos falando exclusivamente do benefício pessoal que isso proporcionará a esses estudantes, mas fundamentalmente eles trarão essa vantagem competitiva a Santa Catarina, que se posicionará no cenário global como um grande player, recebendo o que há de mais avançado em ciência e tecnologia para dentro de casa”, pontua Motta.

Como o projeto irá funcionar

O governo chinês, por meio da empresa Tang Chinese Education, irá financiar os estudos dos 120 jovens em instituições chinesas e a acomodação durante o período em que os catarinenses ficarão no país. O Governo do Estado será o responsável pelas passagens aéreas de ida e volta, além da alimentação durante a estadia dos estudantes na China.

Já o gabinete do deputado Mário Motta, através de uma emenda parlamentar, viabilizou a compra do curso de Mandarim nível 4, em que os selecionados deverão concluir durante um ano, antes de iniciarem a viagem.

O processo de seleção acontecerá no próximo ano, em uma Olimpíada do Conhecimento desenvolvida em todas as macrorregionais de educação da SED. A seleção levará em conta as habilidades dos candidatos, para identificar quem tem mais afinidade com a oportunidade. O alto desempenho escolar também será levado em consideração.

“Durante um ano, ainda no Brasil, os selecionados precisarão estudar o idioma Mandarim até o nível 4, para terem uma boa adaptação na China. Depois, ficarão de um ano a um ano e meio por lá, estudando em renomadas universidades e colocando em prática todo esse conhecimento em empresas gigantes, como a montadora BYD. Sem dúvidas, essa oportunidade mudará para sempre os seus destinos, e eles se tornarão em um importante elo entre o nosso estado e a China”, finaliza o deputado. 

--

Gustavo Milioli

Assessoria de Imprensa do Deputado Mário Motta

(48) 98411-1211


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/

https://www.facebook.com/otempojornaldefato/

O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram

https://www.youtube.com/@otempojornaldefato

Projeto_-_leite_em_pó.mp3

Deputado Mário Motta viaja a China para dar início ao projeto Para Mudar de Vida Anterior

Deputado Mário Motta viaja a China para dar início ao projeto Para Mudar de Vida

Altair Silva propõe proibição da venda de leite reconstituído em Santa Catarina Próximo

Altair Silva propõe proibição da venda de leite reconstituído em Santa Catarina

Deixe seu comentário