Rotary Capinzal-Ouro empossa Reonaldo Calgarotto e nova diretoria para 2025/2026 |
Desumanização e violência: o racismo Prof. Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Infelizmente em pleno século XXI, várias manchetes de jornais entristecem nossa sociedade:
“Racismo: segurança mostra banana para parça de Vini Jr” (17/6/2023. Portal Terra)
“Torcedor é flagrado imitando macaco para Vinícius Júnior” (23/5/2023. Portal UOL)
“Mulher é vítima de racismo em Salvador e filma ofensas ditas pela suspeita: 'odeio preto, não suporto'” (07/5/2023. Portal G1)
Uma das formas de justificar a violência contra alguém é afirmar que essa pessoa não é humana. No linchamento de alguém, a palavra mais ouvida entre os agressores é: “é um monstro, um animal, não é um ser humano”. Quando você desumaniza, tira a humanidade de alguém, você também justifica a violência. Por isso que o grande problema do racismo, do preconceito e da discriminação contra grupos humanos, são os discursos e afirmações desumanizadores.
Quando um homem branco mostra uma banana para uma pessoa negra, aquele gesto emite a seguinte mensagem: “você não é humano, mas um animal (macaco)”. Da mesma forma, quando alguém grita “macaco” para um ser humano preto. São afirmações que tentam tirar a humanidade da pessoa. Isso é muito sério, muito grave.
Devemos combater com muita veemência toda e qualquer expressão, seja gesto ou palavra que busque tirar a humanidade de alguém, seja ele quem for, preto, branco, amarelo, pardo, mulher, criança, homossexual, transexual, idoso...
O grande problema é que no Brasil temos homens públicos que proferem esses discursos desumanizadores. No ano de 2017, o então deputado Jair Bolsonaro, em uma palestra, disse a seguinte frase sobre um quilombo na cidade de Eldorado Paulista: “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas”. Mesmo depois de ter sido processado por essa infeliz afirmação, no dia 12/5/2022, como Presidente do Brasil, Bolsonaro faz o seguinte comentário em relação a um homem negro: “Conseguiram te levantar? Tu pesa o quê? Mais de sete arrobas”. (Fonte: Portal CNN Brasil).
Você pode achar que são apenas palavras ditas sem nenhuma importância. Eu respondo: NÃO!!! São palavras que buscam tirar a humanidade de uma pessoa. Bois e porcos são pesados em arrobas no Brasil. O discurso do líder máximo da nação tem o seguinte significado: aqueles negros são animais.
Os negros, historicamente, desde a Roma antiga, somente foram escravizados, violentados, mortos, torturados porque não eram vistos como humanos, mas sim como coisas e animais. Portanto, quem faz afirmações como essas, acima citadas, está muito atrasado, não evoluiu com a modernidade. E além disso, devem ser duramente penalizados, porque estão contribuindo para a continuidade do racismo.
Quer refletir mais sobre isso? Seguem algumas dicas de filmes e séries nestes links abaixo:
https://treediversidade.com.br/lista-filmes-e-series-sobre-racismo/
https://www.youtube.com/watch?v=Exg124ALqhs
Prof. Evandro Ricardo Guindani
Universidade Federal do Pampa - Unipampa
Deixe seu comentário