Em janeiro a Usina Machadinho repassou R$ 3,5 milhões a título de compensação financeira |
Capinzal e seu futuro
Editorial
Na data de 07 de Março de 2012 foi lançado o Planejamento Estratégico Participativo (PEP) de Capinzal, sendo a solenidade prestigiada por lideranças políticas, empresariais e religiosas do Município.
O Planejamento concebido pela equipe de mestrado durante o ano de 2011 com base em quatro eixos temáticos: gestão interna, econômica, social e ambiental. Para cada eixo foram elaborados programas, projetos e ações que deveriam nortear o desenvolvimento socioeconômico de Capinzal pelos próximos 10 anos.
Pergunto, por que ao longo do tempo Capinzal perdeu tanto e seu crescimento quase parou, exceto vem desenvolvendo no ramo da construção civil? Caso não tivéssemos a menina dos olhos dos capinzalenses e também da região, a BRF, certamente a população seria bem menor, já que também tivemos a perda do transporte ferroviário há 31 anos, o que contribuiu para o êxodo rural e certo esvaziamento do município para outros centros
Muito se falou de progresso no passado, mas, o comércio local e sua gente, também os cofres públicos dependem da geração de renda e de trabalho. É preciso trazer novas indústrias e empresas se quisermos o crescimento de desenvolvimento sustentável, inclusive, um bem necessário é implantar a indústria sem chaminé: turismo, porém, com a colaboração da iniciativa privada.
É bom dizer um basta as perdas, a exemplo de não sermos mais reconhecidos por nenhuma economia ou produção, ainda foi fechado de maneira relâmpago a Unidade Prisional Avançada, e quase, talvez com segundas intenções que fogem do conhecimento da sociedade, deixar de fazer as vistorias de veículos automotores na Comarca de Capinzal (município de Ouro) e passar para Joaçaba onde funciona de maneira terceirizada.
Deixe seu comentário