logo RCN

Dia dos Pais

Editorial

Dia do Pai, 19 de Março (em Portugal), ou Dia dos Pais, segundo domingo de Agosto (no Brasil) é a data comemorativa em que se homenageia a figura paterna.

História: Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).

Comemoração: Segundo a tradição, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal, o dia do pai é comemorado a 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo).

No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de Agosto de 1953. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pai: Homem que deu ser a outro; homem que tem um ou mais filhos; genitor, progenitor. Aquele que exerce as funções de pai. Fonte: Dicionário Aurélio Digital.

 

O nosso reconhecimento a todos os pais, aos biológicos e aqueles por adoção, pois, entendemos e temos certeza de que a figura paterna não é só do genitor, mas, também quem cria; ainda não podemos deixar de fazer nosso repúdio aqueles pais ausentes. Sabemos que muitos não são pais, mas, é como se fossem, mesmo, não tendo a guarda ajudam na criação.

Parabéns pais de todas as raças, credos, de qualquer poder aquisitivo – de escolaridade ou profissão. A todos o nosso respeito, reconhecimento e admiração.

Lembre-se, que não é o presente que valoriza, e sim, ser bom filho.

Anterior

Pressão X ato legal

Próximo

Capinzal e seu futuro

Deixe seu comentário