Em janeiro a Usina Machadinho repassou R$ 3,5 milhões a título de compensação financeira |
Ditados populares
Editorial
Fomos à busca dos Ditados Populares e conseguimos as fontes para melhor podermos informar, pois cada um tem a sua maneira de agir, de pensar e de agir. Tal ditado é uma frase de popular, com um texto mínimo de autor anônimo que é várias vezes repetidas e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural, como por exemplo: “O seguro morreu de velho”.
Ditada é a expressão que se mantém imutável através dos anos, constituindo uma parte importante de cada cultura.
PERIGUETES são as mulheres independentes e liberais que levam o feminismo tão a sério que agem como homens, dando em cima de todo cara que elas considerem bonito (ou não), solteiro ou comprometido, tanto faz, o que ela quer é sexo, não importa com quem. São fáceis de reconhecer, pois estão sempre com a periquita em chamas, vindo daí a origem da palavra "piriguete". Fonte: Desciclopédia – A Enciclopédia de conteúdo.
PATRICINHA (português brasileiro) ou Betinha (português europeu) é uma gíria que remete a uma mulher que na maioria das vezes ama cor-de-rosa, é bem cuidada e tem uma ótima auto-estima (às vezes de forma excessiva). Normalmente são adolescentes, ou estão na faixa dos 20 anos e andam em grupos, com outras moças que compartilham os mesmos gostos. As patricinhas quase sempre seguem a moda, são bem vestidas, e preocupadas com a aparência. Delicadas e vaidosas às vezes passam a imagem de frescas. Para o olhar de muitas pessoas elas são, em sua maioria, realmente fúteis, metidas, nojentas e inúteis à sociedade, mas na vida real existem muitas patricinhas gentis e educadas que estudam e trabalham para acabar com essa fama. Para ser patricinha não é necessário ter uma classe social elevada apesar da imagem que foi criada devido aos filmes americanos assim como não existem apenas patricinhas loiras. Na verdade elas são de diversas etnias e classe sociais. Fonte: Wikipédia – A enciclopédia livre.
MARIA GASOLINA: Se você tiver um carro, não importa qual, ela vai estar sempre ali pra dar uma voltinha, seja pra levar ela à manicure, a avó no bingo ou o lulu no veterinário; ou mais ainda pra se exibir pra aquela amiga pobre que ta passando a pé bem na hora. Se por obséquio teu possante tiver som, é tiro e queda! Você conquistou uma Maria-Gasolina... Fonte: Marca Gado (blog).
MARIA-CHUTEIRA: Muito presente no dia-a-dia. Ela está ao seu lado antes do jogo, na torcida gritando desesperadamente seu nome, e claro, após a partida abraçando você todo suado só pra chamar atenção. Essa é a Maria-chuteira, a Maria que se informa sobre teu time, sobre jogadores famosos e até marcas de chuteira, só pra te pegar. Cuidado hein! Fonte: Marca Gado (blog).
ARROZ DE FESTA: Assim são chamadas aquelas pessoas que não perdem uma festa por nada, tendo ou não sido convidadas pra mesma. A origem dessa expressão talvez advenha do costume de se jogar arroz em recém casados. Mas o mais provável é que ela tenha surgido devido a uma antiga tradição portuguesa. Nas festas e comemorações das tradicionais famílias portuguesas nunca faltava uma sobremesa feita com arroz, leite, açúcar e algumas especiarias (arroz doce) e que era conhecida, na época, como "arroz de festa". Fonte: Marca Gado (blog).
Obs: Cada palavra e frase existe um significado, portanto, essas têm as suas expressões que passaram a ser um ditado popular.
Deixe seu comentário