logo RCN

Entramos em mais um horário de verão

Horário de verão

      O Horário de Verão começou no último 19 de outubro, a zero hora da virada de sábado para o domingo, onde os relógios foram adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O Horário de Verão começou no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro de 2009, voltando ao horário normal em 15 de fevereiro.

Para um investimento de bilhões de reais na construção de usinas hidrelétricas a economia de 4% e 5% no consumo de energia elétrica no Horário de Verão não significa muita coisa em termos de investimentos, já que se baseia entre as 18 e 21h.

Segundo especialistas, com a mudança de horário, o País economiza combustível na geração térmica, que seria necessária para garantir a confiabilidade do sistema elétrico durante esse período do ano e reduz (ou até mesmo elimina, em alguns casos) cortes no abastecimento. Se fosse assim, o horário também deveria ser implantado no inverno, já que a luz do dia é bem mais curta comparada com o verão.

O que não dá para entender é tal economia não repercutir na fatura de energia do consumidor final, pois continuam cobrando a iluminação pública (Cosip), correção monetária por atraso, juros e multa conta anterior, religação, ainda ICMS, PIS/Pasep e até confins. Também prosseguem na cobrança da energia no serviço de distribuição e de transmissão, de encargos setoriais, tributos e muito mais.

No mínimo que poderiam dar e não cobrar da sociedade a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública ? Cosip, pois isto faz parte de segurança pública. Neste país tudo se paga, até ajuda aos menos favorecidos vem do povo e não de quem de direito.    

 

 

Anterior

Brasil um país da proibição

Próximo

Passando a limpo o cenário político

Deixe seu comentário