logo RCN

Miracy Terezinha Wilbert (Miroca)

Editorial

 

O vereador Gilmar Antonio da Silveira (Guinho do PV) tem um requerimento para que a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Capinzal venha levar a denominação Miracy Terezinha Wilbert (Miroca), pelo trabalho que fez para que se tornasse realidade em nosso Município o Corpo de Bombeiros. Miroca nasceu em 22 de fevereiro de 1947, natural de Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul. Filha de Leopoldo Otávio Sufredini e de Maria Joana Piovesan Sufredini. Eram em 10 irmãos, Sergio, Eudes, Enelci, Sadi, Roberto, Salete, Miracy, Antonio, Gilberto e Vitório.

Miracy chegou a Capinzal na década de 1950, estudou no Grupo Escolar Belisário Pena e no Colégio Mater Dolorum. Casou-se em 20 de janeiro 1968 com Darcy Wilbert, os quais tiveram três filhos capinzalenses, Teddy, Andrea e Thaise.

Miroca foi empresária no ramo de comércio, padaria e confeitaria e destacou-se na ajuda comunitária, sempre envolvida de forma voluntária, ajudando em serviços comuns as pessoas mais necessitadas do Município. Participou do Lions Clube de Capinzal e Ouro onde também foi presidente.

O requerimento também deve ser levado em conta por ela ter sido bombeira voluntária da primeira turma da guarnição de bombeiros de Capinzal e idealizadora da ideia, ainda por liderar a campanha pró-construção do prédio da guarnição, na arrecadação de materiais de construção e outros.

Foi muito atuante na sociedade, na política, sempre colaborando com o Município naquilo que lhes fosse solicitado.

Miroca foi candidata a vereadora, porém, infelizmente não se elegeu, mas no ano de 1994 assumiu como secretária de Saúde do Município, trabalhando lá por dois mandatos consecutivos.

A Miroca sim foi uma verdadeira cidadã, pois com orgulho dedicou a maior parte de sua vida ao trabalho e a promoção do bem estar comum aos capinzalenses, sendo de caráter e honestidade inquestionável.

Quem diria, lamentavelmente faleceu em 11 de novembro de 2010, por isto estamos juntamente com o vereador Guinho solicitando esse reconhecimento para com Miracy e sua família.

Em Capinzal e Herval d’Oeste, pelo que se sabe, foi negado que a guarnição em Capinzal leve o bom nome de Miroca, mas não justifica, pois quem mantém o Corpo de Bombeiros não é a corporação nem o governo, e sim, o povo que contribui através da tarifa de consumo de água. Então justiça deve ser feita, se é o povo que ajuda desde o começo a manter os serviços prestados e toda a estrutura da guarnição, basta querer reconhecer que a razão da existência dos bombeiros em Capinzal foi Miroca.

Caso achem um absurdo ou dificultem a intenção de requerimento aos Bombeiros, é o que seria um descaso pelo empenho e determinação da mesma, então que o Centro de Reabilitação que será construído no Loteamento Lar Imóveis, leve o excelente nome de Miroca, pois por duas gestões administrativa foi secretária da Saúde no município de Capinzal. Para tanto, precisa querer e ter boa vontade para fazer valer essa excelente e justa iniciativa que viemos dando a sugestão há muito tempo e agora defendida pelo vereador Guinho. 

 

 

Anterior

Os dez mandamentos de Francisco

Próximo

O Tempo quase por uma década respondia na condição de réu por descrever a verdade

Deixe seu comentário