logo RCN

Politicagem e Enchente X Ferrovia: que vergonha

Editorial

 

 

O tempo passou e amanhã, sábado, 07 de julho completa 29 anos que as lideranças da época aproveitaram para paralisar o transporte ferroviário de todo o Vale do Rio do Peixe, sendo um descaso para com os municípios e sua gente do Meio Oeste Catarinense.

Com a desativação da via férrea as lideranças acabaram colocando a ferrovia nas mãos da logística, mais interessada no transporte rodoviário, favorecendo para o consumo de combustíveis, pneus e muito mais, porém, contribuíram por encarecer fretes e mercadorias, o que resulta em ganho financeiro ao seu interesse e causou um prejuízo irreparável para a economia principalmente dos pequenos municípios.

Uma perda irreparável foi o êxodo rural com a desativação da rede ferroviária que escoava as riquezas do setor agropecuário, cerâmico, madeireiro e muito mais, no entanto, as localidades do interior dos municípios diminuíram o número de habitantes praticamente em nada, no entanto, as cidades incharam por causa da politicagem barata e mesquinha.   

Esperamos que os homens públicos exijam a revitalização da via férrea, no sentido de ajudar no escoamento das riquezas principalmente do setor primário (agricultura), pois favorecerá por diminuir acidentes rodoviários e diminuir os custos de manutenção das estradas, já que uma só locomotiva puxa dezenas de vagões, secomparar com os caminhões. 

Querer é fazer algo acontecer, até porque a União é praticamente uma casa da moeda, pois cercaram tudo e a todos para poder faturar cada vez mais através da compra e venda de produtos e serviços, enfim, é pesada a carga tributária que está sujeito o povo brasileiro. Diante disto, é muito gasto que tem o cidadão perante as esferas para pouco retorno por parte dos governos, seja ele federal, estadual e municipal. 

 

Anterior

Lei equivocada também informa a bandidagem

Próximo

Fúria humana contra raça canina e sacolas plásticas

Deixe seu comentário