Em janeiro a Usina Machadinho repassou R$ 3,5 milhões a título de compensação financeira |
Rios indefesos ganham nova \'\'vida\'\'
Proteção ambiental
É admirável o trabalho realizado de forma voluntária pela Ong SOS Natureza de Capinzal, sendo uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ? OSCIP, na preservação das nascentes dos rios Capinzal e dos Almeidas. Para tanto, fazem o plantio de árvores e cercam as nascentes de ambos os rios, visando à proteção ambiental.
Essa Ong é presidida pelo ex-prefeito, Osvaldir Boaretto, que não mede esforço e nem tempo para se dedicar nesta questão que tem tudo haver com um futuro em garantir os recursos hídricos, basta o respeito do homem com a mãe natureza.
O que nos entristece ainda é a ação desenfreada dos resíduos das pias de lavar louça e das máquinas de lavar roupa e até em certos casos, de banheiros irem pararem nas águas do rio. Este é um dos grandes vilões dos recursos hídricos, a exemplo de outras impurezas mais, as quais poderiam ser evitadas.
Quem conheceu o Rio Capinzal, pode dizer que o volume de água era bem maior, tinha variedade de peixes, e há três décadas, era comum os poços e fontes que abasteciam as residências, comércio em geral, em destaque o Hospital São José, puxado com caminhão-pipa. Não poderíamos nos esquecer, do considerado Navio Negreiro, onde os moradores pegavam de baldes a água fresca, limpa e de qualidade comprovada às margens do menciona rio.
O tempo passou e a civilização acabou contaminando a água e passamos a beber uma captada do Rio do Peixe, tratada e distribuída aos consumidores.
Quem realmente conheceu o tempo de glória do Rio Capinzal sabe que a preservação das nascentes é de suma importância, portando, a ação preventiva, apesar de que tardia, dá melhores resultados do que a curativa.
Espera-se que além de recuperarem as nascentes, que venham arborizar os locais de sua extensão onde seja possível e repovoar de alevinos (peixes comuns da época: lambari, jundiá e outros mais).
Deixe seu comentário