Em janeiro a Usina Machadinho repassou R$ 3,5 milhões a título de compensação financeira |
TARIFAS TELEFÔNICAS LIMPAM O BOLSO DOS BRASILEIRO
Meio de Comunicação
Procurando na Internet, encontramos como fonte http://www2.camara.gov.br, Agência da Câmara dos Deputados, contendo informações sobre a telefonia, com matéria assim intitulada: ?Entidade defende redução do valor de tarifas?.
A coordenadora da Frente das Entidades de Defesa do Consumidor de Telecomunicação, Flávia Lefèvre Guimarães, afirmou que a tarifação por minuto é um direito do usuário e deverá contribuir para a redução do valor das contas telefônicas. Segundo ela, a tarifação alternativa vai substituir um sistema obsoleto e oneroso em razão da cobrança por pulso e diminuir a falta de transparência na conta, que passará a ter maior detalhamento. Flávia participa em 14 de março de 2007 de audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor.
Na reunião, a coordenadora lembrou que as novas regras não resolvem outro grande problema da telefonia fixa brasileira, que é o valor da tarifa. Em sua avaliação, os reajustes praticados ao longo dos anos desrespeitam o princípio da modicidade tarifária e funcionam como fator de exclusão.
Flávia lembrou que a privatização do setor teve como objetivos principais a universalização do serviço e a redução das tarifas. Ela ressaltou, no entanto, que houve aumento real das tarifas a cada ano, a ponto de dificultar a universalização. Por causa do alto valor, a população pobre não consegue pagar pelo serviço de telefonia fixa.
As regras da privatização determinaram o reajuste de tarifas pelo IGP-DI, que durante anos teve uma forte elevação por causa do dólar. O uso desse índice, segundo Flávia, implicou aumento real das tarifas de cerca de 9% ao ano após a privatização. Hoje, o aumento é de 5% ao ano. Para reverter essa situação, a coordenadora da frente de entidades propõe a revisão da cláusula de reajuste dos contratos de concessão.
A telefonia é um importante meio de comunicação, porém, é muito caro conseguir honrar com o valor da tarifa mensal. Os telefones fixos estão sujeitos à tarifa de ligações não feitas com valores absurdos e você não tem a quem recorrer. É normal tentar ligar para solucionar o problema e ninguém da prestação de serviços de telefonia atende, ali perde minutos, horas e dias.
Muitos estão optando por comprar aparelhos celulares só para receberem chamadas e fazer ligações do orelhão. A tecnologia chega e o custo recai com força total sobre os brasileiros.
Psiu! O país é composto pela maioria classe operária, então as autoridades competentes devem levar em conta essa triste realidade que é o salário de fome.
Deixe seu comentário