logo RCN

Temos sim o que comemorar

Editorial

 

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.

A moderna historiografia em história do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808. Fonte: Wikipédia a enciclopédia livre.

Quanto à parada cívica realizada em Capinzal, temos muito a ser comemorado, seja na questão de cidadania, política, social, empresarial e industrial. Não podemos ser tão pessimistas em achar que nada aconteceu, pois um grande feito foi a derrubada de um governo que se mantinha no poder por três mandatos consecutivos, então surgiram novas ideias e novas lideranças, inclusive, na Câmara Municipal apenas um vereador obteve a reeleição.

Parabéns Capinzal pelo feito de 7 de setembro, numa realização da Prefeitura através da Secretaria de Educação Cultura e Esportes, talvez, quem sabe, no próximo ano o desfile envolva Capinzal e Ouro, pois a parada cívica do último sábado, atraiu muita gente para assistir e foi do agrado de todos. Quem sabe, na próxima vez não seja caminhada, e sim, marcha.  

Anterior

Divulgação de atos oficiais na imprensa escrita

Próximo

Lei de Trânsito X Constituição da República

Deixe seu comentário