logo RCN

Trânsito conturbado, lento e perigoso de dirigir

Trânsito

      ESTACIONAMENTO, um descanso para o seu carro. A definição ? Estacionar um veículo significa imobilizá-lo pelo tempo superior ao necessário para embarque e desembarque de passageiros. Portanto, permanecer no carro aguardando que o filho saia da sala de aula e venha até a rua ou que o colega rapidamente retire algum dinheiro do caixa eletrônico é considerado estacionamento (com condutor presente). Fonte: Segurança sobre rodas, de Maria Olma.

PEDESTRE ? Nem senhor, nem escravo: um cidadão com direitos e deveres. Bonito, feio, alto, baixo, magro, novo, velho, criança, adolescente, pai, mãe, vendedor, comprador, professor, aluno, deficiente, embriagado, doutor, analfabeto, abusado, compreensivo, ignorante, preocupado, vagaroso, apressado: eis aí o seu confuso retrato! Fonte: Segurança sobre rodas, de Maria Olma.

É proibido ao pedestre: permanecer ou andar nas pistas de rolamento, exceto para cruzá-las onde for permitido. Este serve para escolas: utilizar-se da via em agrupamentos capazes de perturbar o trânsito, ou para a prática de qualquer folguedo, esporte, desfiles e similares, salvo em casos especiais e com a devida licença da autoridade competente. Andar fora da faixa própria, passarela, passagem aérea ou subterrânea. Fonte: Código Nacional de Trânsito, de Foco Publicidade.

Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos carros, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cinqüenta metros dele. Onde não houver foco de pedestres, aguardar que o semáforo ou o agente de trânsito interrompa o fluxo de carros. Não deverão adentrar na pista sem antes se certificar de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de carros. Uma vez iniciada a travessia de uma pista, os pedestres não deverão aumentar o seu percurso, demorar-se ou parar sobre ela sem necessidade. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim, terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições. Fonte: Contran e resoluções, enviado pelo Senador Federal.

Quanto a Capinzal, o maior obstáculo é enfrentado pelos motoristas de caminhão vindos de fora, pois as ruas são estreitas e o meio de transporte é de grande porte. Geralmente, esses caminhões enroscam a traseira ou ficam presos ao descerem ou subirem uma rua, devido à carroceria ser alongada, chagando até precisar de máquina rodoviária para retirá-los. Outro é a falta de espaço nas esquinas, onde estão carros estacionados ou motocicletas, forçando ao condutor dos carros manobrarem inúmeras vezes para prosseguir viagem. O mais crítico é que faltam locais de carga e descarga. A solução seria simples, adequar à cidade a sua realidade, dar isenção de impostos ou parte a terrenos baldios e utilizar de área estacionamento, também canalizar parte do Rio Capinzal e utilizar como local para deixar motocicletas. Utilizar espaço entre os postes de distribuição de energia para implantar carga e descarga, porém, retirar uma ou duas careiras de ladrilhos da calçada. Sinalizar melhor as ruas, principalmente com pintura de solo, no sentido de deixar um recuo nas esquinas, possibilitando livre acesso aos caminhões, inclusive em certos casos inverter os locais de estacionamento para evitar manobras desnecessárias aos caminhoneiros. Por fim, colocar mão única na Rua XV de Novembro, já que a área comercial é minúscula e alguma coisa deve ser feita com urgência. O que possibilitaria estacionamento vertical e consequentemente, aumentaria o número de vagas.

Querer é fazer a coisa acontecer, sendo algo necessário e prioritário, porém, será que o estacionamento rotativo solucionaria este problema? Lembramos que a concessionária e Prefeitura não se responsabilizam por danos e perdas.    

 

 

  

 

 

Anterior

Ajudar sim, prejudicar não.

Próximo

Indústria da multa

Deixe seu comentário