logo RCN

ABPA E AGROÍCONE APRESENTAM ESTUDO SOBRE SUSTENTABILIDADE DA AVICULTURA E DA SUINOCULTURA NO GFFA

  • - Jornalista Paulo Cezar Abrahão Prates,

ABPA E AGROÍCONE APRESENTAM ESTUDO SOBRE SUSTENTABILIDADE DA AVICULTURA E DA SUINOCULTURA NO GFFA 2020

 

São Paulo, 27 de janeiro de 2020 - A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Agroicone, apresentou um estudo sobre sustentabilidade da avicultura e da suinocultura do Brasil durante o Global Forum for Food and Agriculture (GFFA), realizado entre os dias 16 e 18 de janeiro, em Berlim (Alemanha). 

Com as presenças de Javier Garrido Vaquero, da consultoria da ABPA em Bruxelas, e de Luciane Chiodi Bachion, sócia do Agroicone,- que representaram a associação na ocasião -, a ação no GFFA destacou detalhes sobre o sistema produtivo da avicultura e da suinocultura nacionais, atributos dos alimentos e as diversas frentes de trabalho setoriais para o atendimento a metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

"Neste ano, a avicultura mundial assumiu compromissos globais no âmbito do ODS. O estudo demonstrou nosso engajamento nestes objetivos tanto na avicultura, quanto na suinocultura, unificando oferta de alimentos de qualidade, seguros e sustentáveis.  Esta é uma posição estratégica que assumimos perante o mundo, e que temos fortalecido ao longo dos anos", ressalta Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA.

O estudo apresentado no GFFA abordou, ainda, pontos importantes da sustentabilidade produtiva da proteína animal brasileira, como a reduzida emissão de CO² em comparação com outros importantes produtores, os ganhos de eficiência produtiva e redução de uso de insumos, bem como, entre outros, a preservação do status sanitário.

"Produzimos o suficiente para atender a demanda interna, enquanto somos o primeiro exportador mundial de aves e quarto maior de suínos. Exportamos carne de frango para cerca de 150 países e de suínos para 90 países, alimentando 223 milhões de pessoas fora do Brasil. Tudo isso aliado a redução de emissões, bem-estar animal, segurança sanitária e contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU", explica Luciane, do Agroícone.

SOBRE A ABPA - A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil - como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção -, fomentando novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

SOBRE A AGROÍCONE - A Agroicone é uma organização que produz conhecimento e soluções para apoiar sustentabilidade da agricultura, contribuindo, assim, para diversos desafios globais.  Atua em cinco áreas estratégicas para a agricultura brasileira: comércio internacional e temas globais; sustentabilidade e inteligência territorial; políticas públicas; negócios, mercados e financiamento; e tecnologias em cadeias agro. A Agroicone é formada por uma equipe multidisciplinar, com vasta competência nas áreas econômica, regulatória/jurídica, territorial, socioambiental e de comunicação. Mais informações: www.agroicone.com.br

Jornalista Paulo Cezar Abrahão Prates,

Assessor Dr. Francisco Turra/ABPA.

Mais de dois mil reeducandos são aprovados no Encceja PPL em Santa Catarina Anterior

Mais de dois mil reeducandos são aprovados no Encceja PPL em Santa Catarina

Pagamento em cota única do IPVA para placas terminadas em 1 vai até dia 31 Próximo

Pagamento em cota única do IPVA para placas terminadas em 1 vai até dia 31

Deixe seu comentário