logo RCN

ABRIGO DO CORAÇÃO EM JOAÇABA

ABRIGO DO CORAÇÃO UNIDADE JOAÇABA JÁ É UMA REALIDADE Projeto pessoal do deputado Jorginho Mello (PSDB) oportuniza para a região de Joaçaba abrigo que irá receber e amparar doentes com câncer

      Joaçaba - A primeira unidade Abrigo do Coração foi inaugurada há dez anos em Florianópolis. Nasceu a partir da sensibilidade do deputado Jorginho Mello ao observar as dificuldades enfrentadas por pessoas que necessitavam atendimento médico urgente ? o que só era possível na Capital do Estado. Enfermas e fragilizadas, as pessoas precisavam se deslocar até Florianópolis, uma cidade diferente, sem estrutura de apoio ou qualquer tipo de amparo.

Agora, em Joaçaba, é inaugurada a segunda unidade do Abrigo do Coração, para atender pessoas da região que necessitam tratamento oncológico e de hemodiálise no Hospital Universitário Santa Terezinha. ?Este é um gesto de respeito e de carinho pela minha gente?, declara o presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. ?Trata-se de um sonho que eu vinha acalentando há anos, e que agora se torna realidade a exemplo do primeiro Abrigo do Coração, que já existe em Florianópolis há dez anos?, complementa. A unidade de Florianópolis recebe cerca de 30 pessoas por dia, originárias de diversas partes do Estado.

Segundo o deputado, a idéia de instalar o projeto na região Oeste surgiu pela mesma motivação que criou a primeira unidade: as dificuldades enfrentadas por pessoas que precisam de atendimento médico em Joaçaba e não possuem hospedagem. ?O tratamento em si já é um processo desgastante para uma pessoa doente e também para seus familiares, e esta casa tem esta função, de minimizar as dificuldades tanto para os doentes como para seus acompanhantes?, explica.

O abrigo de Joaçaba, que vai receber pacientes de toda a região, fica localizado na Rua Salgado Filho. A construção de dois pisos está passando por uma série de reformas e adaptações para receber os pacientes e acompanhantes. As despesas com o aluguel serão custeadas pelo deputado, o projeto também conta com apoio de entidades e clubes de serviço da cidade. ?O meu objetivo é inaugurar esta casa no início de março?, destaca Jorginho.         

Segundo Beatriz Colusso Zagonel, umas das voluntárias do projeto, a casa, com uma área construída de 190 metros quadrados, terá capacidade para 38 leitos. Os banheiros estão sendo adaptados, haverá rampa de acesso e garagem com capacidade para até seis ambulâncias. Além de dormitórios, o abrigo também contará com cozinha, refeitório, sala de estar, área de serviço e um atendente para auxiliar os hóspedes. ?Tudo está sendo muito bem planejado e pensado  para dar a estas pessoas um atendimento humano e carinhoso!? festeja Beatriz.

 

Anterior

RECREAÇÃO

Próximo

ZORTÉA

Deixe seu comentário