logo RCN

Curso de Jornalismo da Unoesc produz jornal experimental

Curso de Jornalismo da Unoesc produz jornal experimental sobre a história da comunicação

Projeto foi desenvolvido com os acadêmicos da 1ª fase, sob orientação do professor Adriano Comin, na Disciplina de História da Comunicação.

 

Acadêmicos de Jornalismo da Unoesc, curso que iniciou as atividades no ano de 2008, realizaram durante o primeiro semestre, a produção de um jornal experimental abordando os fatos e acontecimentos significativos da história da comunicação. O veículo impresso foi apresentado durante o I Fórum de Comunicação Social, no início de setembro.

O projeto, que foi desenvolvido sob orientação do professor Adriano Comin, na Disciplina de História da Comunicação, contextualiza a invenção, surgimento e desenvolvimento dos meios de comunicação no Brasil e no mundo, bem como as conseqüências que representaram no contexto social, político, econômico e cultural da vida em sociedade.

?Partindo de uma data ou acontecimento marcante da história, os estudantes tiveram de viajar no tempo e se colocar na posição de repórteres da história como se realmente estivessem participando do momento histórico. A ferramenta utilizada é o texto jornalístico, no qual prevalece a visão crítica do repórter e o recorte da realidade. É história da comunicação contada em forma de notícias?, explica o professor Adriano.

Segundo ele, a grade curricular do Curso de Jornalismo prevê nos primeiros semestres uma série de disciplinas que priorizam os conteúdos teóricos e conceituais da comunicação.  No entanto, a maioria dos estudantes estampa nos olhos a vontade e o desejo do contato com a parte mais prática da atividade jornalística.

?É fundamental esclarecer que o objetivo não é relevar ou questionar os detalhes e pormenores da história, mas proporcionar uma visão generalizada da importância dos meios de comunicação na evolução da humanidade. Trata-se, portanto, de uma publicação experimental desenvolvida com estudantes que estão iniciando o curso de Jornalismo e que ainda não tiveram contato com as disciplinas de redação jornalística.?

Do ponto de vista acadêmico, o projeto possibilita o exercício da pesquisa, análise, reflexão e contextualização de parte do conteúdo abordado durante o semestre, desenvolve nos estudantes o espírito de equipe e a ética profissional por meio de matérias assinadas e amplia a compreensão da prática jornalística apresentando as etapas do processo de criação e produção de um jornal impresso, passando pelo projeto gráfico, levantamento de custos, definição das pautas, diagramação, edição, impressão e distribuição.

 

 

Capa do Jornal Experimental História da Comunicação.


Prof. Adriano Comin: ?A maioria dos estudantes deseja o contato com a parte mais prática da atividade jornalística.?

 

Anterior

Comemorando o aniversário

Próximo

Epagri e Coper Ouro concluem cursos

Deixe seu comentário