DEFESA CIVIL
DEFESA CIVIL REFORÇA ALERTA DEVIDO À PREVISÃO DE CHUVA INTENSA ATÉ SEXTA-FEIRA
De acordo com o diretor do departamento, major Márcio Luiz Alves, o alerta, que é válido até sexta-feira (30), é uma medida preventiva e deve servir para que a população fique atenta aos riscos. ?Sabendo da possibilidade de chuva, que poderá provocar alagamentos e deslizamentos, a população deve acompanhar pela imprensa as condições do tempo e, se confirmada, prestar atenção às recomendações da Defesa Civil?, explica.
Conforme a previsão da Epagri/Ciram, a formação de uma frente fria no Sul do Brasil, associada a um sistema de baixa pressão, deve provocar chuva persistente em todas as regiões de Santa Catarina, entre quarta e sexta-feira. Os maiores volumes de chuva são esperados para o Litoral, onde o acumulado pode chegar aos 100 mm. Rajadas fortes de vento também podem ocorrer, a partir de quinta-feira (29), entre a Grande Florianópolis e o Sul do Estado, deixando o mar muito agitado no litoral.
A Defesa Civil desaconselha atividades náuticas quando o mar estiver agitado e recomenda que, no caso de alagamentos, seja evitado o contato com a água, que pode estar contaminada. As pessoas também devem evitar dirigir e transitar em locais alagados. Sinais de deslizamentos, como movimentos de solo, inclinação de árvores ou rachaduras devem ser comunicados à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
A Defesa Civil do Estado conta com atendimento 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244 0600.
O alerta é uma medida preventiva, o que não significa que os alagamentos e deslizamentos acontecerão. ?Nem sempre as previsões se confirmam, mas se estivermos preparados para quando os desastres acontecerem, com certeza, os danos serão infinitamente menores?, ressalta Alves.
Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania
Deixe seu comentário