logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Dia do Irmão (05/09): Como dois irmãos criaram a líder brasileira dos fornos

De uma necessidade familiar à inovação industrial, a trajetória da Prática inspira a nova geração de empreendedores brasileiros





 

No dia 5 de setembro, celebra-se o Dia do Irmão, data que reforça os laços de afeto, união e parceria que marcam tantas histórias de vida. No universo dos negócios, essa relação também pode ser sinônimo de inovação e prosperidade, como mostra a trajetória dos irmãos André e Luiz Eduardo Rezende, fundadores da Prática, empresa que nasceu em Minas Gerais e hoje é referência mundial em equipamentos para food service.

 

Tudo começou nos anos 1980, quando uma inquietação com a conta de luz na padaria da família em Pouso Alegre (MG) despertou em André Rezende a ideia de criar soluções mais econômicas para o setor. Ao lado do irmão Luiz Eduardo, ele fundou a Prática com um objetivo claro: desenvolver equipamentos que ajudassem padarias, restaurantes e negócios de alimentação a reduzir custos de energia sem abrir mão da qualidade.

 

Três décadas depois, a Prática se consolidou como líder brasileira no segmento de fornos e expandiu suas fronteiras para o mundo. Atualmente, está presente em mais de 50 países, mantém subsidiárias nos Estados Unidos, Alemanha e Chile e projeta faturar R$ 480 milhões em 2025.

 

A resiliência sempre foi marca registrada. Durante o apagão de 2001, quando a empresa fabricava apenas fornos elétricos, a equipe desenvolveu em tempo recorde um modelo a gás e, logo depois, um forno bienergético capaz de evitar o uso de energia nos horários de pico. A solução se tornou referência nacional e rendeu parcerias estratégicas com concessionárias como CEMIG, Light e CPFL.

 

Hoje, a Prática conta com mais de 750 colaboradores, uma fábrica de última geração em Minas Gerais, além de escritórios em São Paulo e Recife. No exterior, suas operações incluem equipes técnicas, comerciais e centros de demonstração que reforçam a estratégia de proximidade com o cliente.

 

Mais do que vender equipamentos, a empresa atua com um propósito claro: garantir comida de qualidade sem desperdício, unindo bem-estar, produtividade e preservação. Isso se traduz em soluções que economizam energia, água e insumos, mantêm nutrientes, reduzem perdas e aumentam o rendimento da produção.

 

“O bem-estar não é só da comida mais saudável. É também o lado emocional: de compartilhar uma refeição boa com quem a gente gosta. Nosso papel é facilitar isso com tecnologia inteligente e acessível”, afirma André Rezende.

 

 


​​

Informações para a Imprensa:
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (11) 5105-7171

Ruhama Rocha – ruhama@dfreire.com.br – (11) 93081-7818
Daniela Begas- dbegas@dfreire.com.br 


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2

https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys

https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w  

Dia do Irmão (05/09): Como dois irmãos criaram a líder brasileira dos fornos Anterior

Dia do Irmão (05/09): Como dois irmãos criaram a líder brasileira dos fornos

Fort Atacadista promove Festival de Pescados em todas as lojas da rede Próximo

Fort Atacadista promove Festival de Pescados em todas as lojas da rede

Deixe seu comentário