Governador participa da tradicional festa Incanto Trentino em Nova Trento |
E.E.B. BELISÁRIO PENA
PRÉDIO NOVO NO 59º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA
PROFESSOR HÁ 30 PRESTA SERVIÇOS NO EDUCANDÁRIO
A Escola de Educação Básica Belisário Pena foi fundada em 18 de julho de 1950, portanto, completará em 2009 o 59º aniversário, e dentro deste período o professor Neivo Ceigol vem prestando serviços neste educandário há 30 anos. Em 2008 o Belisário Pena nos 58 anos de atividade foi dado início a construção do novo prédio da Escola, com inauguração prevista para o mês de março.
Neivo Ceigol iniciou os estudos na Escola de Educação Básica Belisário Pena, na época o educandário se chamava ?Grupo Escolar Belisário Pena?, pois os estudos eram de 1ª a 4ª série. Após fez o ginasial no Colégio Padre Anchieta e em 1970 começou no Ensino Médio em Técnico Agrícola no Colégio Agrícola na cidade de Ponta Grossa (PR). Cursou o ensino superior em Educação Física na Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul, em 22 de Dezembro de 1978. A primeira escola que passou a dar aula ocorreu em 1º de Março de 1979, no Colégio Mater Dolorum e ao mesmo tempo no Belisário Pena. O Mater Dolorum na época pertencia a Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras. Também lecionou Educação Física no Colégio Cenecista Padre Anchieta.
Em 1º de março de 1979 Neivo foi contratado para dar aulas no Belisário Pena, e desde 1981 através de concurso público está efetivo na Escola. Antes de assumir a direção da escola pela primeira vez, foi supervisor Local de Educação por um período de quatro anos, de 1987 a 1990. De 1995 a 1998 assumiu como diretor da Escola Bellisário Pena. Novamente retornou a assumir o cargo de diretor no ano de 2003 onde está na função até a presente data. Portanto, é a terceira vez que tem a responsabilidade de ser diretor da mencionada escola.
O Belisário Pena teve no período de 1995 a 1998 um crescimento no número de alunos muito elevado. Foi o período da grande migração de famílias que chegaram para trabalhar na Barragem de Machadinho. Na época também teve o grande trabalho feito pela Secretaria de Estado da Educação, com o programa de Orçamento Descentralizado, o que deu condições de cada escola saber onde aplicar as verbas destinadas em educação e atender principalmente aos professores com relação aos equipamentos e materiais pedagógicos para a prática docente. No ano de 1997 a Escola foi referência Estadual pelo trabalho realizado em sala de aula, com professores e pais e isso credenciou a escola ainda mais para aumentar o número de matrículas. ?Acreditamos que por esse conjunto de fatores, é que fez com que a comunidade acreditasse cada vez mais na Escola, fazendo então com que chegássemos ao número de 934 alunos matriculados de pré-escolar a 8ª série?; informou o Diretor. Na época o quadro de professores e funcionários atingiu 42 servidores públicos estaduais.
O ano letivo no Belisário como nas demais escolas públicas, iniciou as aulas propriamente dito, em 11 de Fevereiro, e com os professores e funcionários no dia 04 do mesmo mês. Consequentemente, a Escola conta hoje com 24 funcionários, sendo 14 professores atuando diretamente em sala de aula, 02 professores readaptados, 03 agentes de serviços gerais e 05 profissionais compõem a equipe gestora da Escola. Na última contagem totalizaram 416 alunos devidamente matriculados, os quais passaram a freqüentar os bancos escolares do novo prédio da Escola Belisário Pena, abrangendo as séries de 1º ao 9º ano, conforme a nova organização do Ensino Fundamental, ou de 1ª a 8ª série como estamos acostumados a falar, divididos apenas nos turnos matutino e vespertino.
A nossa Reportagem pediu ao Diretor: Como foi possível a construção do novo prédio? ?Houve o empenho de muitas pessoas. Mas o maior empenho foi da própria comunidade que sensibilizou nosso Governador Luiz Henrique que na época determinou a construção da escola nova para Capinzal, e hoje temos a satisfação de estarmos trabalhando nela, apesar de faltar alguns detalhes.?
Quanto aos planos futuros para a Escola são os melhores possíveis. Precisam continuar com o excelente trabalho que sempre foi realizado pelos professores, mas estão buscando novos projetos como também resgatando projetos que necessitam ser aplicados, pensando principalmente na formação humana dos alunos. No que se refere à parte física da escola, esperam para o próximo ano que seja contemplado com a construção de um espaço apropriado para a prática de educação física e para eventos culturais.
A Direção da Escola espera dos alunos daqui para frente, maior zelo pelo patrimônio público que é de todos. Toda a Escola espera uma maior participação dos pais principalmente na vida escolar da criança e que estejam sempre dispostos a trabalharem pelo bom nome da escola. Quanto aos professores que busquem se aperfeiçoar cada vez mais para melhor desempenho no dia-a-dia da sala de aula, e que nunca percam a fé na educação, principalmente aquela feita todos os dias.
Quanto a tradicional Festa de São João o pensamento é realizar a Festa Junina da escola. Ainda não fizeram a reunião com a APP e Clube de Mães, pois eles também decidirão. A intenção é fazer, até porque a comunidade é muito receptiva com este evento e todos merecem que seja promovida, pois a festa é tradicional.
As dependências da Escola é composta de dois pavimentos com: 15 salas de aula; 02 salas para biblioteca, 01 sala para informática, 01 sala para educação física, 01 sala para Arte, 01 sala para Geografia e História e 01 sala para Ciências. A escola tem ainda uma cozinha com refeitório, almoxarifado, depósitos, banheiros e as dependências administrativas, com uma sala para professores. A obra está orçada em R$ 1.659.105,78 e tem uma área prevista de 2.477,64 m², a qual vem sendo edificada pela Construtora Andrade. Ainda faltam muitos detalhes para concluir a obra. A inauguração é decidida com a Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR de Joaçaba e a Chefia de Gabinete do Governador. ?Acreditamos que começaremos a pensar em inauguração a partir do final do mês de março?; complementou Neivo.
Segundo o Diretor, o início da construção do ginásio de esportes não depende da decisão da Escola, mas está confirmado de que o projeto está pronto e entrará no orçamento da SDR de 2009 para a construção em 2010, por isso acreditam até o próximo ano possam ter a felicidade de contar com mais esse espaço contemplado para Capinzal.
Nas considerações finais, Neivo primeiramente agradece a Deus por lhe oportunizar em estar à frente deste grande projeto que está sendo a construção da nova Escola, pois é a realização de um sonho e a oportunidade de sonhar, inclusive de concretizar junto com a sociedade capinzalense. Aproveita para convidar, quem desejar, conhecer a escola ela está aberta a todos. ?Quero dizer também que quando se aplica em educação, se investe na pessoa, se investe na sociedade. Nós, com certeza continuaremos com o trabalho de educar que sempre fizemos durante todos esses anos?; finalizou o diretor Neivo Ceigol.
Obs: Tem vídeo anexado na matéria.
Deixe seu comentário