Júri condena mulher a 20 anos de prisão por matar o marido e ocultar corpo em freezer |
FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
ZORTÉA PRETENDE SER UM PÓLO DE PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS
A Administração Municipal de Zortéa, liderada pelo prefeito Paulo José Francescki e seu vice-prefeito Charles Favero, ambos do PP, cumpriu mais uma meta do Plano de Governo, transformando em realidade a Feira da Agricultura Familiar, entregue ao uso dos zorteenses na sexta-feira, 25 de fevereiro, às 13h30min, situada ao lado do paço da Prefeitura. No Plano de Governo da Coligação Renova Zortéa, consta no departamento de Agricultura e Pecuária: “Fomentar a Agricultura Familiar, viabilizando a compra de hortifrutigranjeiros, pelo Poder Público, a ser utilizado na merenda escolar”, também “Regularizar as Associações de produtores Rurais”. Ainda, “Fazer funcionar o Conselho da Agricultura”. Para que tudo isso desce certo, a Prefeitura dá apoio e incentivo, portanto, a teoria saiu do papel e foi colocada na prática, sendo uma feliz realidade. “Não estamos aqui para provar nada, e sim, lutamos para cumprir o Plano de nosso Governo”, assim manifestou-se o prefeito Paulo. “A base de todo o comércio, é a agricultura, portanto, se agricultura vai bem, o comércio também vai bem, já se a agricultura vai mal, o comércio vai mal”, desta maneira se expressou o vice-prefeito Charles.
É um projeto ecologicamente correto, sendo que desde o início a administração municipal vem elaborando, planejando e criando um clima para que os agricultores familiares passem a fazer parte de uma feira organizada, ofertando produtos de qualidade. A parceria abrange todos os órgãos ligados a atividade agrícola, onde destacamos o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Grupo de Mulheres Agricultoras, Epagri, Associação de Produtores Rurais, Prefeitura, dentre outros.
A Prefeitura através da Secretaria da Agricultura vem dando todo o incentivo e procura abrir caminhos necessários para que o projeto viesse a dar certo numa ação calculada em prol da coletividade zorteense. Foram dois anos de qualificação para os prestadores de serviços (feirantes), pois de momento são três agricultores com o selo do produto ecologicamente correta, numa profissionalização através da Ecovida de Lages (SC), os quais estão aptos a comercializar os produtos. É um incremento a mais, dando condições de produzir e vender no município, já o produto excedente vai para fora de Zortéa.
Na abertura da feira apresentou uma colaboração e integração entre os feirantes, onde as bancas tinham uma variedade de produtos. A intenção é criar no Zortéa um pólo de produção ecologicamente corretos, inclusive, se existir a demanda e interesse, será aberto à feira para mais agricultores.
A Administração investiu em torno de R$ 5 mil para que o carpinteiro montasse o galpão com os devidos acessórios, porém, toda a madeira a Prefeitura já tinha, portanto, custou de 8 a 10 mil reais, sendo um orçamento da agricultura em proveito da sociedade.
Os feirantes desde abril de 2010 também entregam os produtos para a alimentação escolar, perfazendo R$ 14.997,00 de ganho aos agricultores, sendo cumprido os 34% dos gastos com alunos nas escolas, obedecendo às exigências do Plano Nacional de Alimentação Escolar, consequentemente, o Governo Municipal possibilita perspectiva de dias melhores e qualidade de vida.
Prefeito Paulo apoiando as atividades do agricultor e do pecuarista, melhorando as condições de trabalho e valorização do homem do campo.
Feira livre é uma feliz realidade no município de Zortéa.
Deixe seu comentário