logo RCN

Fique atento às dores nos pés

  • - Joaquim Reichmann, médico ortopedista e traumatologista

Fique atento às dores nos pés

Se você sente dor na parte da frente dos pés, fique atento, pois o diagnóstico pode ser metatarsalgia. O nome está relacionado à composição desta parte do corpo humano que é composta por pequenos ossos que constituem os dedos e o peito do pé, denominados metatarsais. As causas do problema podem ser variadas e algumas delas envolvem o uso de saltos e calçados inadequados, exercícios de alto impacto, excesso de peso ou deformidades nos pés (pé cavo ou joanete). 

O médico ortopedista e traumatologista Dr. Joaquim Reichmann observa que a  metatarsalgia tem cura. Após avaliação das possíveis causas, o tratamento é indicado conforme necessidade de cada pessoa e as recomendações incluem exercícios de fisioterapia para melhorar o apoio e a mobilidade dos pés, utilização de palmilhas ortopédicas visando conforto e alívio na dor e antiinflamatório. Também poderá ser indicado o tratamento com cirurgia quando há muita deformidade ou excesso de rigidez nos metatarsos. 

Segundo Reichmann, é importante estar atento ao sentir dor na sola dos pés, que geralmente pioram ao fazer caminhadas ou permanecer em pé por muito tempo, calosidades no peito do pé, além de alterações no formato dos pés como desvio dos dedos ou saliências ósseas. Com a deformidade nos pés, a dores podem se tornar intensas. "O problema costuma não ter gravidade, no entanto, pode levar a algumas limitações nas atividades do dia a dia em função da dor. Além disso, pode estar relacionada com o neuroma de morton".

O neuroma de morton é um espessamento do nervo interdigital, que passa entre os dedos do pé, normalmente entre o terceiro e o quarto dedos, causando dormência e dor na ponta do pé (nos metatarsos).

Em casos de dores persistentes nos pés, Reichmann recomenda a consulta ao ortopedista

 

 

 

 

MARCOS A. BEDIN

Geração de energia renovável é opção para gastar menos Anterior

Geração de energia renovável é opção para gastar menos

Santa Catarina desperta para as oportunidades da geração distribuída de energia elétrica Próximo

Santa Catarina desperta para as oportunidades da geração distribuída de energia elétrica

Deixe seu comentário