logo RCN

HOBBY DE CAPINZALENSE POSSIBILITA EXCELENTE NEGÓCIO

DE COLECIONADOR PASSA A COMERCIAR RELÍQUIAS (CARROS ANTIGOS)

O TEMPO – um jornal de fato se preocupa em inserir no jornal impresso e também postar no site matérias que apresentam boas ações, pois no nosso entendimento o mau não pode superar o bem, portanto, encontramos uma matéria boa bem na frente dos olhos da imprensa e dos meios de comunicação, ou seja, relíquia sendo recuperadas em Capinzal e comercializadas dentro do estado de Santa Catarina e também em outras regiões do país.
O nosso entrevistado é o jovem Jeanrie Baretta, 26 anos, residente onde tem seu próprio negócio, na Rua José Cadorin, atrás do Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli, em Capinzal, onde funciona a Metalúrgica JK.
Segundo Jeanrie muitas vezes compra os carros velhos na Internet, também quem o conhece, por saber que gosta de comprar e vender, lhe oferecem os veículos e acaba adquirindo, depois de recuperados posta on-line (Google) e consegue fazer negócio. A ferramenta que mais usa é o mercado livre, onde paga para dispor do anúncio, sendo uma página na Internet que abrange o mundo, inclusive, se utilizada de revistas de carros antigos e de coleção.
Jeanrie desde criança gosta de carro antigo, mas há quatro anos começou a se dedicar em comprar, recuperar e vender.
Conforme Jeanrie, alguns carros são mais fáceis de consertar a lataria, então fazem pequena parte de funilaria e pintura, já os que estão mais danificados vende no estado que se encontra ou colocam o motor para funcionar e também é comercializado.
Nesse período que está prestando serviços, Jeanrie ainda não conseguiu vender nenhum carro, o mais próximo foi para vizinhos municípios do estado do Rio Grande do Sul, e em Santa Catarina para Blumenau e Rio do Sul, área litorânea, sendo a maioria tem como destino Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. As encomendas são 99% solicitadas dentro do estado de São Paulo, e o restante é são pedidos dos mineiros e cariocas.
Para Jeanrie quem entende não discute preço das relíquias, já os que desconhecem o valor cultural do carro antigo recuperado acabam querendo abaixar a importância cobrada, por não terem maiores conhecimentos do mercado consumidor. Para poder vender um carro antigo varia e muito quanto o seu real estado de conservação, sendo em média a comercialização é de R$ 10 mil, podendo varias de 20 a 25 mil reais.
A compra dos carros antigos tem um valor comercial considerado barato, até porque pelo estado de conservação estar comprometido, então depois de recuperados vende num preço acessível no mercado de oferta e procura.
O trabalho de recuperação não é cem por cento, e sim, é uma maquiada, ou seja, desamassam, lixam, tiram a ferrugem e pintam. O que dá em torno de uma semana de trabalho em cada relíquia. “Boa parte dos carros que compro são veículos que estão abandonados ou foi extraviado a documentação, uns tem placa amarela, alguns faço o licenciamento em meu nome e até de quem compra, inclusive, os futuros donos se responsabilizam pela documentação necessária”, esclareceu Jeanrie.
O primeiro carro antigo que teve Jeanrie foi um Landal, quando pegou dinheiro emprestado de uma amigo para poder comprar, quando levou dois anos para devolver a importância da aquisição, então ali começou como uma forma de hobby, porém, continua com a mesma relíquia até hoje. Matem no pátio sempre de dez a 15 carros, sendo fruto de compra, recuperação e venda dos mesmos.
Os carros antigos chamam a atenção dos transeuntes, os quais olham e fazem perguntas sobre as relíquias, sendo algo que desperta interesse e curiosidade, sendo que Jeanrie passa todas as informações necessárias para poder melhor informar os cidadãos, portanto, faz formar mais amizade. A Mecalmaq (município de Ouro) é uma parceira de Jeanrie, pois ajudam a recuperar a mecânica das relíquias, inclusive, lhe ajudou a adquirir o primeiro carro antigo.
“Compro e vento os veículos, o que me faz fazer o meu giro comercial, ainda gero trabalho para aqueles que prestam serviços de lataria e pintura, também na parte mecânica, ainda despachante, estão dá emprego direto e indireto”, justificou Jeanrie.
O celular de contato com mestre na recuperação destas relíquias é (49) 9975 0309, sendo que dispõem de vários carros Ford 1929 (fordecos), também tem os veículos americanos.
Jeanrie leva suas relíquias nos eventos em Treze Tílias, Piratuba, Concórdia, Xanxerê, Chapecó (SC) e Erechim (RS), desde que seja num raio de até 300 quilômetros.
Segundo o entrevistado, no tocante reposição de peças, na Internet só se discute preço, pois tudo se encontra nessa ferramenta a disposição de quem tempo e paciência para tanto.

Capinzalense sendo conhecido em vários estados do Brasil pela sua dedicação em recuperar carros antigos, verdadeiras relíquias.
 

Anterior

TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE CAPINZAL

ACESSO HISA/WEG PRATICAMENTE CONCLUÍDO Próximo

ACESSO HISA/WEG PRATICAMENTE CONCLUÍDO

Deixe seu comentário