INFRAESTURURA PÚBLICA
PERIGOS DO TRÂNSITO E DA REDE DE ESCOAMENTO DAS ÁGUAS PLUVIAIS
A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato foi solicitada para ser a porta-voz de vários pais, avós e familiares que têm crianças e adolescentes estudando no Centro Educacional Inovação (CEI), por causa da imprudência do trânsito e que pode causar atropelamento na Rua Francisco Helt. Nossa Reportagem lá foi e constatou que existe redutores de velocidade implantados no solo, ou seja, prismas de concreto de concreto fixados na pista de rolamentos, porém, o vão livre que existe entre os dispositivos de canalização de um sentido de direção e outro, facilita para o motoristas desviar do obstáculo, no sentido de evitar estragar os pneus, o que pode causar acidente devido a velocidade.
Como não tem como flagrar os motoristas imprudentes, principalmente, certos motoqueiros, a solução é substituir os tachões da pista por uma padronização dos redutores de velocidade (Quebra-molas ou Lombadas) que obedeçam aos princípios da Lei de Sinalização de Vias Públicas, elaborada pelo Ministério da Justiça e Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, que orienta as seguintes medidas: 1,80 m de largura x 8 cm de altura.
Os quebras-molas na medida não causam prejuízo aos condutores dos veículos, porém, devem colocar na sinalização dupla contínua primas refletivos para não ser possível fazer o ziguezague.
Algo que nos surpreendeu, foi um tampão com certa abertura sobre a rede de escoamento das águas pluviais, próximo do portão do CEI, caso algum veículo parar o rodado em cima ou um cidadão pisar em sobre o que seria uma proteção, poderá parar dentro da galeria, consequentemente, causar estrago, ferimento e até fazer vítima fatal, devido o peso favorecer para virar o que seria uma ferramenta de segurança.
Tampão de rede de escoamento das águas pluviais, balança para dentro de pisar em cima, e tachões devem ser substituídos por lombadas físicas, no sentido de evitar acidentes.
Deixe seu comentário