Ligeirinho

Fique por dentro
TRAVESSIA DIFICULTADA - Alguém tem de tomar alguma providência para que uns adolescentes e certos adultos não venham a brincar, ou seja, balançar a Ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza, na tentativa de fazer cair quem está passando sobre a mesma. Isto também é desordem e até pode ser considerado depredação do patrimônio público, pois sobre a mesma dá para perceber que certas tábuas foram quebradas de maneira forçada, consequentemente, as prefeituras das cidades coirmãs, Capinzal e Ouro tem de repor o que se estraga ou é danificado pela ação do homem.
ATO DE RECONHECIMENTO DO VALOR HISTÓRICO DE UM BEM - Quando será feito o Tombamento da "Ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza"? Levando em conta que em pleno domingo, 14 de Fevereiro de 2016, no Centro Administrativo Municipal Prefeito Silvio Santos, na Prefeitura de Capinzal, foi realizada a reunião solicitada por quem elaborou o projeto sobre o tombamento como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico de Capinzal e Ouro, Valcidnei Helt. Dias depois, na terça-feira, 16 de Fevereiro, com o objetivo de oficializar o processo de lançamento do tombamento da referida Ponte foi registrado um ato para tanto. Uma comissão ficou de ser criada para fazer o encaminhamento para a realização de uma audiência pública. Que deveria contar com a presença dos munícipes capinzalenses e ourenses, posteriormente, destinar encaminhamento da intenção para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para ter o amparo legal, possibilitando a obtenção de recursos para a benfeitoria e manutenção da Ponte Pênsil (...).
CIDADE DE "PACATA" VEM IMPERANDO A CRIMINALIDADE - Capinzal é sede de Comarca, ou seja, abrange os municípios de Ouro, Lacerdópolis, Ipira e Piratuba, porém, é preciso os poderes devidamente constituídos unir forças para buscar uma solução ao problema que mais vem dando medo nos cidadãos, sendo a criminalidade. É impressionante Capinzal ter uma população estimada de 22.129 habitantes, considerado um pequeno município, porém, vem superando as estatísticas em número de acontecimentos, seja roubo, assalto a mão armada, homicídios, suicídios, vândalos, depredação dos bens públicos, tentativa de estupro, câmara de monitoramento que não funcionam quando precisa, desaparecimento de jovem desde janeiro de 2016 (sumiço) e muito mais. A violência está quase generalizada, ou seja, tem muitos casos que são denunciados, no entanto, tem mulher e homem que é agredido pelo sexo oposto, mas não quer se expor, então encontra uma solução por si próprio. Capinzal vem acumulando perdas ao longo dos anos, isto há muito tempo, pois não é culpa do povo, e sim, de certas lideranças e autoridades que não tiveram a percepção do problema que estava por vir, porém, os atuais devem ser influentes em sensibilizar o Governo do Estado em pelo menos garantir Segurança Pública. É preciso destinar mais efetivos para as polícias Civil e Militar, ainda viaturas, melhor local de trabalho e condições para tanto, e que voltemos a ter um Delegado titular lotado na Comarca de Capinzal e não em Catanduvas, tão menos depender de Joaçaba para muitas diligências. Só que o povo também deve ajudar a proporcionar segurança e não só esperar pela polícia, para tanto, pode evitar roubos e assaltos, caso desconfiar, denunciar antes que aconteça, informando ter um caso suspeito. Quem diria, tanto se falou que acabaram fechando a Zona do Baixo Meretrício - ZBM, mas lá não tinha a criminalidade como está na cidade e no interior do município (...). Também fecharam a Unidade Prisional Avançada - UPA, mesmo sendo considerada modelo para o Estado. A inspeção de veículos de Ouro foi parar em Joaçaba, depois terceirizada em Capinzal. Quanto ao roubo dos cofres, ficou no esquecimento.
TENTATIVA DE INFLUENCIAR E SENSIBILIZAR QUANTO A VIOLÊNCIA - O Conselho Municipal da Juventude de Capinzal, devido os últimos atos de violência contra mulheres, busca a prevenção e conscientização da sociedade em geral. O CMJ de Capinzal e o Movimento Carolina Aparecida Matos estão organizando uma passeata abordando o tema "Violência contra a mulher também é problema seu". O movimento será realizado no sábado, 23 de Julho, às 8h30min, com concentração na Praça Pio XII, na cidade de Ouro. Trajeto: Saída da Praça Pio XII, seguindo para a cidade coirmãs (Capinzal com a travessia da Ponte Irineu Bornhausen, passando pelas ruas Ernesto Hachmann, XV de Novembro, Maria Angélica Almeida, Dona Linda Santos e o local de parada ocorre no Calçadão com distribuição de flyers e homenagem à vítima por homicídio: Carolina. Sendo que e mencionada jovem teve a vida ceifada e moradores da localidade de Vidal Ramos ao procurar se depararam com a vítima. Fato: Aconteceu na sexta-feira, 24/06/2016 e o corpo foi encontrado no dia seguinte. Essa é uma manifestação local, porém, é necessário os partidos políticos que tem deputados estaduais eleitos, ainda aqueles que deram apoio ao atual Governo do Estado mostrar que Capinzal existe e está passando por sério problema de criminalidade, portanto, precisa de uma solução urgente na questão de Segurança Pública. Para se ter uma ideia, o hospital não foi concluída a obra do centro cirúrgico, portanto, dependendo do caso da criminalidade a vítima na certa é encaminhada para Joaçaba ou outro centro de referência, devido ao descaso com nossa gente e nossa terra. É importante rever a questão dos menores de idade, inclusive, um vereador fez pedido de informação se estavam fazendo ação preventiva, saindo a campo e acompanhando como é realmente o dia a dia de certos adolescentes, já que foi flagrado bebendo, fumando e se pode ou não ter algum em atos ilícitos.
Deixe seu comentário